Geral

Empreendedora vence pelo esforço e serve de apoio para outras mulheres

Fabiane Nogueira concilia negócios com vida familiar e sempre indica as amigas para trabalhos

|
Redação
Fabiane Machado Nogueira já foi homenageada por seu trabalho como empreendedora (Foto: Luiz Alberto)

Empresária, esposa e mãe de quatro filhos, Fabiane Machado Nogueira (41), é destas mulheres que merecem reconhecimento pelo esforço e também por ajudar outras batalhadoras como ela.

Neste 8 de Março, Fabiane foi a escolhida do Diário Digital para celebrar o Dia Internacional da Mulher em uma reportagem especial. A empreendedora recebeu a equipe do Diário Digital em seu ateliê de moda feminina e aluguel de vestidos para festas, no Jardim Zé Pereira, em Campo Grande (MS).

Sua história no mundo dos tecidos e agulhas começou quase por acaso e sem muito planejamento. No ano de 2001, quando foi ao SINE procurar emprego, sua primeira oportunidade foi como auxiliar de costura. 

Na fábrica onde trabalhou a empresaria nos conta que na primeira vez que usou uma máquina de costura quase rasgou uma peça de roupa. Seu início foi com pequenos consertos de peças e roupas. Depois de cinco meses como auxiliar, conquistou o cargo de gerente de limpeza.

 Fabiane demonstra habilidade e amor pela costura (Foto: Luiz Alberto)

Vida familiar - Meu marido é a minha maior força - No começo da jornada na costura, há 23 anos, a empresária Fabiane investia nas peças, tecidos e já chegou gastar muito para realizar seu sonho. Seu marido ficava preocupado com os gastos, mas nunca deixou de ser um incentivador.

A partir do segundo ano de investimento, o retorno financeiro começou e a empresária diz toda orgulhosa: "Hoje meu marido é a minha maior força. Ele é o primeiro a me incentivar", diz Fabiane.

Ela enaltece a relação familiar, pois marido e filhos, tem muita compreensão. Não há interferências, apenas apoio mútuo em tudo.

Empreendedora aluga vestidos para todas as idades (Foto: Luiz Alberto)

No dia-a-dia, a empresária se equilibra entre o expediente do trabalho e a casa com a família. Porém, foi preciso organizar. Na residência, cada integrante da família tem uma tarefa para organizar a rotina coletiva.

“Ao final da manhã eu fecho a loja às 11h30, recebo meu marido do trabalho e os filhos da escola e o almoço já esta quase tudo pronto. Eu deixo tudo organizado na geladeira e congelado, e quando chega a hora do almoço é só descongelar e já esta tudo e pronto”, acrescenta a empresária.

A ideia de alugar vestidos começou com metas - No auge da pandemia, em 2020, a empresária Fabiane nos conta que tinha bastante peças e tecidos parados e como não sabia o que fazer com tanta peça ela resolveu confeccionar máscaras de proteção contra Covid-19 e doar para as pessoas. Ao total foram mais de 2.000 mil mascaras doadas.

Ateliê tem variedade de vestidos para festas (Foto: Luiz Alberto)

Nesse meio tempo, com o restante dos tecidos que estavam guardados, ela começou a fazer vestidos de locação. Ela já tinha prática, pois confeccionava vestidos para o próprio uso.  Como ficava muito bem feito e elegante, suas amigas pediam seus vestidos emprestados e ela os alugava. Assim, o aluguel das roupas começou a fluir a partir daí.

Com tudo dando certo, ela pensou e disse que colocaria uma meta de confeccionar três a quatro vestidos por mês, onde foi crescendo o aluguel e pelo crescimento ela foi deixando os consertos de lado.

Alta demanda de trabalho X Indicação de outras costureiras -A empresária, que está somente na área de aluguel de vestidos para festas, diz que até hoje recebe muita demanda de consertos de peças e roupas. E quando um cliente entra em contato, tanto pessoalmente ou por WhatsApp para a procura desse tipo de serviço, ela não consegue atender e indica outras costureiras. 

Fabiane ajustando o vestido de festa da cliente (Foto: Luiz Alberto)

Quase todos os dias ela conta que faz essas indicações passando o contato de outras profissionais e o endereço para seus clientes. "Recebo muita demanda de consertos de peças e roupas, muita gente me procura pela qualidade do meu serviço, mas infelizmente não consigo atender, todos os dias eu digo não! (risos, risos...)", finaliza Fabiane.

Homenagem e reconhecimento - Mulher empreendedora- A empresária se sentiu surpresa, foi o mesmo sentimento do qual recebeu o contato da equipe do Jornal Diário Digital para ser homenageada pelo dia 8 de março - Dia Internacional da Mulher.

Na Câmara Municipal de Campo Grande ela conta que também foi homenageada por ser empreendedora de destaque no seu bairro e pelo reconhecimento dentro comércio varejista (seguimento de lojas de roupas).

 (Foto: Luiz Alberto)

Segredo do crescimento profissional e sucesso - A empresária Fabiane diz que o seu segredo é se programar, arrumar um horário para o trabalho, horário para ficar com a família, para o lazer, para os filhos etc. No começo ela diz que ralou muito e sempre acordou cedo para fazer tudo acontecer como o objetivo.

Ao final, a empresária deixa uma dica valiosa para a outras mulheres que pensam e querem empreender:
"O que faz as minhas clientes voltarem é o compromisso  e a prontidão em atender sempre elas. Faça chuva, faça sol ou tempestade, a loja sempre estará aberta! Quem não é visto não é lembrado." relata.

 (Foto: Luiz Alberto)

Serviço - Para conhecer o Ateliê e Moda Feminina - Aluguel de vestidos para festas acesse as redes sociais e agende seu horário:

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande