Empreendedora e mãe, manicure conta sobre sua rotina e desafios
Maiara inspira profissionais a não desistirem quando recebem um "não"
Maiara Alexandre, de 29 anos, é uma das mulheres empreendedoras que lutam pela conquista de seu espaço profissional e pelo sustento da família. Manicure a domicílio há 16 anos, hoje é mãe da Ayla, de 2 anos e conta um pouco dos desafios da profissão e da maternidade.
A empreendedora começou como manicure aos 12 anos, quando realizou um curso gratuito, promovido pela prefeitura de Coxim (MS), cidade onde morava. A princípio, Maiara queria aprender a fazer sua unha e de sua família, até que começou a crescer a clientela na vizinhança.
"Eu e uma amiga íamos de bicicleta nas casas para poder atender e acabou que virou profissão. Quando vim para Campo Grande, trabalhei em um salão que também atendia a domicílio e quando o negócio fechou, decidi seguir esse caminho", conta a manicure.
Desafios - Para ela, o principal desafio da profissão é lidar com o público e com o relacionamento com as clientes.
“Às vezes um 'não' faz a gente pensar em desistir, mas um 'meio sim' de uma cliente nos coloca para cima e nos diz, lá no fundo, para não desistir, porque o não a gente já tem. Mas não é fácil”, explica Maiara.
Hoje, ela prefere o ritmo do atendimento na casa das clientes, que facilita sua rotina, principalmente após a chegada de Ayla. Como mãe, dona de casa e empreendedora, a rotina é puxada, sempre pensando nas obrigações e nos próximos passos.
"É tudo ao mesmo tempo. Eu saio para atender e já estou pensando na janta que eu tenho que fazer, na roupa que eu tenho que lavar", conta.
Maternidade - Maiara engravidou de Ayla durante a pandemia, parando com os atendimentos nesse período, por ser uma gestação de risco. Ela enfrentou os impactos da Covid-19 principalmente no momento do parto, já que não podia acompanhantes, nem mesmo o marido.
Quando a filha completou oito meses, ela voltou a trabalhar gradativamente, para a neném e ela se acostumarem com o novo ritmo. Maiara estima que 40% das clientes esperaram sua volta da licença, enquanto outras terminaram pacotes comprados com outras profissionais e voltaram para o atendimento a domicílio.
"Se eu pudesse, eu não deixaria ela com alguém para eu poder trabalhar. Por mais que a gente tenha uma pessoa maravilhosa cuidando da nossa filha, às vezes me aperta o coração, por que eu queria cuidar. Coisas que a babá vive com ela eu deveria estar vivendo, apesar de receber fotos e vídeos toda hora, não é a mesma coisa", desabafa.
Superações - As dificuldades do atendimento à domicílio para Maiara é a organização da agenda com os horários, porque algumas clientes podem atrasar por estar realizando outras tarefas e há um tempo necessário de deslocamento até a próxima casa.
"Mas quando você atrasa, a cliente não gosta. Ela pode te ligar desmarcando faltando 10 minutos, mas quando você faz isso, você está errada. A cliente pode ligar dizendo que tem médico e não vai poder fazer, se eu disser que tenho médico, a cliente não gosta, então tem que saber lidar com isso", afirma.
Ela também explica que, trabalhando indo até o cliente, deve contar o tempo de deslocamento entre uma casa e outra, dificultando encaixes e chamados de última hora. Para evitar possíveis atrasos, Maiara já ficou várias vezes sem almoçar, prejudicando sua saúde.
“É uma falta de empatia com o profissional, pois temos a agenda com horário. Às vezes, eu escuto ‘nossa, mas você é rapidinha’, e algumas pessoas não entendem nosso trabalho”, afirma.
Cuidado de si - Maiara também destaca que hoje entende a importância de estabelecer limites entre a empreendedora e sua vida pessoal, para suprir suas necessidades.
“Hoje eu faço isso, porque antes não tinha um limite. Ainda não tenho 100 %, mas eu tento”, afirma, explicando que, principalmente, pela recomendação do marido, Thiago, estabelece seus horários para comer e descansar.
Bom atendimento - Apesar de não ser tão ativa nas , a agenda está sempre cheia por meio das indicações, graças à qualidade do serviço prestado. Além de manicure, ela também é cabeleireira e realiza procedimentos como progressiva, cristalização, escova e botox capilar.
Outro ponto importante é sempre estar se atualizando nas técnicas do mercado.
"A dica é só não desistir porque é muito difícil. Tem dias que eu chego em casa e penso em não levar mais isso adiante, às vezes a gente chora, porque lidar com público não é fácil, mas eu paro e penso e continuo", ensina.
Contato - Para quem desejar conhecer mais o trabalho de Maiara, pode entrar em contato por meio do celular (67) 9954-7645 e obter informações sobre valores e agenda.
Acompanhe os perfis nas redes sociais Maiara Alexandre e Maiara Studio Hair.
Mulheres no Empreendedorismo - Esta matéria faz parte de um projeto voltado ao empreendedorismo feminino. O Diário Digital irá trazer ainda as histórias de mais duas mulheres que se realizaram profissionalmente fazendo seu próprio negócio.
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