Empreendedora e mãe, manicure conta sobre sua rotina e desafios
Maiara inspira profissionais a não desistirem quando recebem um "não"

Maiara Alexandre, de 29 anos, é uma das mulheres empreendedoras que lutam pela conquista de seu espaço profissional e pelo sustento da família. Manicure a domicílio há 16 anos, hoje é mãe da Ayla, de 2 anos e conta um pouco dos desafios da profissão e da maternidade.
A empreendedora começou como manicure aos 12 anos, quando realizou um curso gratuito, promovido pela prefeitura de Coxim (MS), cidade onde morava. A princípio, Maiara queria aprender a fazer sua unha e de sua família, até que começou a crescer a clientela na vizinhança.
"Eu e uma amiga íamos de bicicleta nas casas para poder atender e acabou que virou profissão. Quando vim para Campo Grande, trabalhei em um salão que também atendia a domicílio e quando o negócio fechou, decidi seguir esse caminho", conta a manicure.
Desafios - Para ela, o principal desafio da profissão é lidar com o público e com o relacionamento com as clientes.
“Às vezes um 'não' faz a gente pensar em desistir, mas um 'meio sim' de uma cliente nos coloca para cima e nos diz, lá no fundo, para não desistir, porque o não a gente já tem. Mas não é fácil”, explica Maiara.
Hoje, ela prefere o ritmo do atendimento na casa das clientes, que facilita sua rotina, principalmente após a chegada de Ayla. Como mãe, dona de casa e empreendedora, a rotina é puxada, sempre pensando nas obrigações e nos próximos passos.
"É tudo ao mesmo tempo. Eu saio para atender e já estou pensando na janta que eu tenho que fazer, na roupa que eu tenho que lavar", conta.
Maternidade - Maiara engravidou de Ayla durante a pandemia, parando com os atendimentos nesse período, por ser uma gestação de risco. Ela enfrentou os impactos da Covid-19 principalmente no momento do parto, já que não podia acompanhantes, nem mesmo o marido.
Quando a filha completou oito meses, ela voltou a trabalhar gradativamente, para a neném e ela se acostumarem com o novo ritmo. Maiara estima que 40% das clientes esperaram sua volta da licença, enquanto outras terminaram pacotes comprados com outras profissionais e voltaram para o atendimento a domicílio.
"Se eu pudesse, eu não deixaria ela com alguém para eu poder trabalhar. Por mais que a gente tenha uma pessoa maravilhosa cuidando da nossa filha, às vezes me aperta o coração, por que eu queria cuidar. Coisas que a babá vive com ela eu deveria estar vivendo, apesar de receber fotos e vídeos toda hora, não é a mesma coisa", desabafa.
Superações - As dificuldades do atendimento à domicílio para Maiara é a organização da agenda com os horários, porque algumas clientes podem atrasar por estar realizando outras tarefas e há um tempo necessário de deslocamento até a próxima casa.
"Mas quando você atrasa, a cliente não gosta. Ela pode te ligar desmarcando faltando 10 minutos, mas quando você faz isso, você está errada. A cliente pode ligar dizendo que tem médico e não vai poder fazer, se eu disser que tenho médico, a cliente não gosta, então tem que saber lidar com isso", afirma.
Ela também explica que, trabalhando indo até o cliente, deve contar o tempo de deslocamento entre uma casa e outra, dificultando encaixes e chamados de última hora. Para evitar possíveis atrasos, Maiara já ficou várias vezes sem almoçar, prejudicando sua saúde.
“É uma falta de empatia com o profissional, pois temos a agenda com horário. Às vezes, eu escuto ‘nossa, mas você é rapidinha’, e algumas pessoas não entendem nosso trabalho”, afirma.
Cuidado de si - Maiara também destaca que hoje entende a importância de estabelecer limites entre a empreendedora e sua vida pessoal, para suprir suas necessidades.
“Hoje eu faço isso, porque antes não tinha um limite. Ainda não tenho 100 %, mas eu tento”, afirma, explicando que, principalmente, pela recomendação do marido, Thiago, estabelece seus horários para comer e descansar.
Bom atendimento - Apesar de não ser tão ativa nas , a agenda está sempre cheia por meio das indicações, graças à qualidade do serviço prestado. Além de manicure, ela também é cabeleireira e realiza procedimentos como progressiva, cristalização, escova e botox capilar.
Outro ponto importante é sempre estar se atualizando nas técnicas do mercado.
"A dica é só não desistir porque é muito difícil. Tem dias que eu chego em casa e penso em não levar mais isso adiante, às vezes a gente chora, porque lidar com público não é fácil, mas eu paro e penso e continuo", ensina.
Contato - Para quem desejar conhecer mais o trabalho de Maiara, pode entrar em contato por meio do celular (67) 9954-7645 e obter informações sobre valores e agenda.
Acompanhe os perfis nas redes sociais Maiara Alexandre e Maiara Studio Hair.
Mulheres no Empreendedorismo - Esta matéria faz parte de um projeto voltado ao empreendedorismo feminino. O Diário Digital irá trazer ainda as histórias de mais duas mulheres que se realizaram profissionalmente fazendo seu próprio negócio.
Veja Também
Professora da Sapienza discute Machado de Assis na ABL nesta quinta-feira
Sesi inicia campanha de vacinação contra a gripe para trabalhadores da indústria