Diário Digital
 
Geral

Embrapa iniciará diagnóstico participativo em Terra Indígena de Dourados

Empresa coordenará ações para o levantamento de dados de produção, ambiental e social nas comunidades Jaguapiru e Bororó

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Arquivo pessoal Laurindo Rodrigues)

A partir de 2025, a Embrapa, por meio da Embrapa Agropecuária Oeste, iniciará o levantamento participativo de dados de produção, ambientais e sociais nas comunidades indígenas Jaguapiru e Bororó, em Dourados (MS). As duas aldeias, que fazem parte da Reserva Indígena de Dourados, abrigam mais de 15 mil pessoas de etnias como Guarani Kaiowá, Guarani Ñandeva e Terena.

O projeto resultará no Diagnóstico Participativo (DP) Etno socioambiental e produtivo, com o objetivo de reunir informações atualizadas para a formulação de políticas públicas que combatam a insegurança alimentar e promovam a adequação de tecnologias sustentáveis, respeitando a cultura indígena e a agrobiodiversidade local.

A iniciativa é fruto de um convênio entre o governo estadual de Mato Grosso do Sul e a Embrapa, assinado em dezembro de 2024. Além da Embrapa, diversos parceiros, como o Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Funai e outras instituições, apoiarão o projeto.

O foco do projeto é promover a segurança alimentar e nutricional, valorizando os saberes tradicionais dos povos indígenas e buscando integrar ações para combater a escassez de alimentos nas comunidades. A proposta também se estende a outros territórios indígenas do estado, como os do Pantanal.

A Embrapa Agropecuária Oeste envolverá mais de 20 centros de pesquisa e 25 pesquisadores em diversas áreas. Além disso, a equipe da Embrapa participará de capacitações para aprender com ações exitosas em outras comunidades indígenas.

A iniciativa visa, também, a criação de uma plataforma colaborativa para povos indígenas, com foco em segurança alimentar e valorização dos conhecimentos tradicionais. A proposta está sendo desenvolvida pelo Comitê de Governança de Iniciativas com Povos Indígenas da Embrapa.

Veja Também

Comércio cresce 0,5% em fevereiro e atinge maior patamar da história

UFGD abre 491 vagas para transferência e nova graduação em 34 cursos

Vacina contra gripe é segura e não causa a doença; saiba mais verdades

Produtos artesanais do Pantanal são destaque em nova associação de Corumbá

AddThis Website Tools