Geral

Em nova decisão, SED devolverá livro anteriormente retirado das escolas

"O avesso da pele" livro vencedor do Prêmio Jabuti voltará às bibliotecas das unidades de ensino

|
Laura Cação
(Foto: Divulgação)

Em nova decisão, Secretária Estadual de Educação (SED) informou , que após análise realizada pela equipe técnica da pasta, a obra "O avesso da pele", do escritor Jeferson Tenório, está em processo de devolução para as bibliotecas das unidades escolares da Rede Estadual de Ensino. 

O livro foi retirado das escolas, em Março, por conter "expressões impróprias" para menores, causando indignação ao autor.  A decisão foi anunciada na terça-feira, dia 23 de Abril, após outros estados que também tinham suspendido a distribuição da obra mudarem de posição. 

O livro - Obra premiada no “Prêmio Jabuti 2021”, na categoria Romance ambientado em Porto Alegre (RS), "O Avesso da Pele" tem como narrador o jovem Pedro, que acaba de perder o pai, Henrique, assassinado em uma abordagem policial. Logo nas primeiras páginas, Pedro visita pela primeira vez o apartamento do pai e afirma que a partir dos objetos encontrados ali tentará reconstituir sua vida.

Por coincidência, o personagem central do romance é justamente um professor de Literatura que leciona em escolas públicas. Pai e filho são negros que enfrentam diariamente o racismo. Quando foi assassinado a tiros, Henrique voltava para casa distraído e maravilhado com a aula daquele dia - a primeira em que os alunos ouviram atentos.

Exemplar, já tinha sido enviados para 75 das 349 escolas, e retornará as bibliotecas.

Veja Também

Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads

Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária

Bebê sobrevive à cirurgia complexa que retirou tumor do coração na Capital

Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116