Em nova decisão, SED devolverá livro anteriormente retirado das escolas
"O avesso da pele" livro vencedor do Prêmio Jabuti voltará às bibliotecas das unidades de ensino
Em nova decisão, Secretária Estadual de Educação (SED) informou , que após análise realizada pela equipe técnica da pasta, a obra "O avesso da pele", do escritor Jeferson Tenório, está em processo de devolução para as bibliotecas das unidades escolares da Rede Estadual de Ensino.
O livro foi retirado das escolas, em Março, por conter "expressões impróprias" para menores, causando indignação ao autor. A decisão foi anunciada na terça-feira, dia 23 de Abril, após outros estados que também tinham suspendido a distribuição da obra mudarem de posição.
O livro - Obra premiada no “Prêmio Jabuti 2021”, na categoria Romance ambientado em Porto Alegre (RS), "O Avesso da Pele" tem como narrador o jovem Pedro, que acaba de perder o pai, Henrique, assassinado em uma abordagem policial. Logo nas primeiras páginas, Pedro visita pela primeira vez o apartamento do pai e afirma que a partir dos objetos encontrados ali tentará reconstituir sua vida.
Por coincidência, o personagem central do romance é justamente um professor de Literatura que leciona em escolas públicas. Pai e filho são negros que enfrentam diariamente o racismo. Quando foi assassinado a tiros, Henrique voltava para casa distraído e maravilhado com a aula daquele dia - a primeira em que os alunos ouviram atentos.
Exemplar, já tinha sido enviados para 75 das 349 escolas, e retornará as bibliotecas.
Veja Também
Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads
Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária
Bebê sobrevive à cirurgia complexa que retirou tumor do coração na Capital
Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116