Geral

Em MS, trabalhador rural começa habilitação no novo modelo da CNH

História de Bruno acontece no momento em que o Detran-MS trabalha para ajustar fluxos, orientar a população e preparar o sistema para o avanço das aulas e do exame prático

|
Redação
Bruno ao lado da duas filhas e da esposa (Foto Divulgação)

Bruno Amorim Gonçalo, 29 anos, trabalhador rural em Mato Grosso do Sul, sempre soube da importância de ter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Esposo da Mirian, pai de Yasmin Sofia, de 11 anos, e Maria Alice, de 4, ele depende do empregador cada vez que precisava vir à cidade para fazer compras ou resolver demandas da família. Com a filha mais nova iniciando a rotina escolar, a necessidade de independência ficou ainda maior.

Há cerca de seis meses, Bruno já planejava iniciar o processo de habilitação, mas decidiu esperar a confirmação das novas regras da CNH do Brasil, que prometiam mais simplicidade e menos burocracia. “Eu tava aguardando, acompanhando as notícias, esperando ver se a lei ia virar realidade”, contou.

Com a publicação da Resolução e da Medida Provisória oficializadas na terça-feira (9), ele decidiu começar. O primeiro passo foi dado ainda na fazenda quando baixou o aplicativo CNH do Brasil e abriu o processo direto pelo celular. “Pelo aplicativo foi bem simples. As etapas que dá pra fazer ali são fáceis”, relatou.

Na quinta-feira (11), ao vir a Campo Grande com a família fazer compras, Bruno aproveitou a viagem e foi até a unidade do Detran-MS no Shopping Pátio Central para buscar informações de como dar sequência. Lá, foi atendido pelo gerente Marcos Flávio, que explicou todo o passo a passo e orientou sobre as etapas presenciais obrigatórias. Bruno pagou a guia, tirou a foto da captura de imagem, e realizou os exames médico e psicológico, concluindo essas etapas com rapidez. “Fui muito bem atendido. Me ajudaram bastante e me explicaram direitinho o que fazer”.

Agora ele aguarda os ajustes sistêmicos do Detran-MS com as novas regras para realizar o exame teórico, e posteriormente, iniciar a fase das aulas práticas e exame prático. Para ele, o que antes parecia distante passou a ser possível. A habilitação representa autonomia, segurança e tranquilidade para a família. “Quero ter um meio de locomoção próprio pra levar minha filha ao ponto de ônibus e conseguir vir a cidade quando necessário". O carro está nos planos, mas somente após a conquista da habilitação.

A história de Bruno acontece no momento em que o Detran-MS trabalha para ajustar fluxos, orientar a população e preparar o sistema para o avanço das aulas e do exame prático.

Adequações do Detran-MS

O diretor-presidente do órgão, Rudel Trindade, também se reuniu com o SindCFC (Sindicato dos Centros de Formação de Condutores) para tratar da transição do modelo anterior para o novo formato da CNH do Brasil. Segundo ele, a mudança surpreendeu todo o país, e o Detran-MS já atua para evitar prejuízos aos cidadãos e às autoescolas.

“Eles tiveram uma queda de 70% na procura. A pessoa pensa: ‘não vou procurar agora’. O que a gente está pedindo para o cidadão é paciência. O Detran-MS é o melhor e mais estruturado do país, com mais capacidade. O cidadão tem direitos, inclusive de economizar, mas todos fomos pegos de surpresa. Eu estou correndo atrás para que não haja prejuízo para ninguém e para que ninguém pague mais do que deve”.

O diretor explica que os candidatos poderão abrir o Renach diretamente no Detran ou pelos CFCs (autoescolas), que seguem autorizados para isso. Outra novidade é a flexibilização das aulas que pode ser realizada diretamente no portal ou aplicativo da CNH do Brasil, e na etapa prática, a carga horária mínima é de duas horas. Já o exame prático continua sendo realizado por um examinador do Detran-MS.

Rudel também destaca outra mudança que reduz custos, como a possibilidade de escolher entre a CNH digital ou física. “A física custa em torno de R$ 100. Mas em breve, o cidadão poderá escolher só a versão digital, ou também a versão impressa, com a taxa de impressão e envio. A versão digital cairá automática no aplicativo".

Levantamento atualizado às 10h30 desta quinta-feira (11) pela Diretoria de Habilitação do Detran-MS aponta que 4.221 candidatos iniciaram o processo de primeira habilitação pelo aplicativo CNH do Brasil desde a publicação das novas regras para obtenção da CNH.

Caminho simples e acessível 

Assim como Bruno, milhares de cidadãos de Mato Grosso do Sul estão iniciando seus processos de habilitação no novo modelo da CNH do Brasil. A combinação entre digitalização, orientação presencial e reorganização institucional tem permitido que o Detran-MS conduza essa fase de transição com a agilidade e o acolhimento necessários.

As mudanças são complexas e impactam sistemas, fluxos internos, normas e rotinas operacionais. As equipes técnicas já iniciaram as adequações necessárias, garantindo uma transição gradual, segura e no menor prazo possível. À medida que as funcionalidades forem ativadas, a população será informada e orientada pelos canais oficiais do Detran-MS.

Veja Também

Dourados terá programação musical variada no Natal Encantado

TJMS cria cadastro de médicos para Notas Técnicas em Ações de Saúde

Em Bonito, campanha de natal sorteia R$ 35 mil aos consumidores

Hoje é o último dia para aderir ao Refis em Campo Grande