Diário Digital
 
Geral

Em MS, 92,9 mil eleitores podem ter os títulos cancelados

Cancelamentos decorrem da ausência às urnas em três eleições, ou pela não justificativa e/ou não pagamento de multas

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Divulgação)

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul informa que 92.981 eleitores no estado correm o risco de ter seus títulos eleitorais cancelados caso não regularizem sua situação até o dia 19 de maio de 2025. Esses cancelamentos decorrem da ausência às urnas em três eleições consecutivas, ou pela não justificativa e/ou não pagamento de multas.

Para saber sobre a regularidade de sua situação eleitoral, o eleitor deve acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Autoatendimento Eleitoral – Título Eleitoral – opção “Consultar situação eleitoral”. Os eleitores cadastrados no aplicativo e-Título serão notificados da possibilidade de cancelamento da sua inscrição eleitoral.

Caso precise regularizar, é necessário comparecer ao cartório eleitoral ou a um posto de atendimento apresentando um documento oficial com foto que comprove sua identidade (obrigatório) e o título eleitoral/e-Título. Vale destacar que a documentação a ser apresentada depende da situação específica do eleitor. (Consulte os contatos e endereços dos cartórios aqui)

Quitação de multa - Se o eleitor não votou nem justificou a falta, será aplicada multa por turno ausente, definida pelo juiz eleitoral. O pagamento pode ser feito via Autoatendimento Eleitoral, e-Título ou no cartório (boleto, Pix ou cartão). O registro de quitação do débito ocorre automaticamente após a baixa do pagamento.

Dados - Conforme o portal Estatísticas Eleitorais, do TSE, o último cancelamento em Mato Grosso do Sul ocorreu em 2019. Desde 2020, devido à pandemia de Covid-19, não há registro de cancelamento por ausência às urnas.

É importante que os eleitores regularizem sua situação dentro do prazo estabelecido para assegurar seu direito ao voto nas próximas eleições e evitar possíveis impedimentos legais decorrentes do cancelamento do título eleitoral.

Veja Também

Anvisa fará consulta pública para atualizar regulamentação da cannabis

Selo Justiça pela Paz em Casa premia unidades no combate à violência

Líderes Jovens são homenageados na Câmara Municipal de Campo Grande

Projeto de lei equipara contrabando de cigarros ao tráfico de drogas

AddThis Website Tools