Geral

Eleitores ignoram prazo e 88,5 mil podem ficar sem título eleitoral em MS

Agora, caberá ao juízo eleitoral decidir se afasta ou não o cancelamento, baseado na documentação anexada ao processo

|
Redação
(Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE)

A Justiça Eleitoral poderá cancelar 88.576 títulos de eleitores que faltaram às três últimas eleições sem apresentar justificativa ou pagar as multas necessárias em Mato Grosso do Sul. 

O prazo para regularização terminou na segunda-feira, dia 19 de Maio, mas, dos 92.981 eleitores pendentes no Estado apenas 3.899 regularizaram a situação. Em todo Brasil, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) poderá cancelar mais de 5 milhões de títulos eleitorais.

Esses eleitores, contudo, ainda têm uma última chance de regularizar sua inscrição eleitoral. Para isso, é necessário comparecer a um cartório eleitoral ou acessar o autoatendimento na internet e fazer um requerimento.

Caberá ao juízo eleitoral decidir se afasta ou não o cancelamento, baseado na documentação anexada ao processo. O TSE informa ainda que o cancelamento não será comunicado individualmente. O eleitor pode verificar se teve o título cancelado consultando sua situação eleitoral no site do TSE.

“Quem não tiver quitado seus débitos deverá fazê-lo, mas a quitação não impedirá o cancelamento”, alerta a Justiça Eleitoral. “Será necessário, além de pagar os débitos, requerer a regularização do título”. A partir de 30 de Maio, quem não tiver tomado nenhuma providência terá o título cancelado, ficando impedido de votar ou ser votado.

(Com informações do TSE e da Agência Brasil)

Veja Também

Programa domiciliar evita amputação e idosa comemora cura ao lado do prefeito

Prefeitura de Dourados forma agentes em curso de motociclista batedor

TJMS mantém condenação de fabricante por acidente causado por defeito em bicicleta elétrica

Sefaz orienta empresas sobre transição ao novo sistema nacional de NFS-e em 2026