Dourados realiza ‘Dezembro Vermelho’ contra HIV/AIDS nesta sexta-feira
Campanha promove atividades na Praça Antônio João até às 18 horas
A Prefeitura de Dourados, por meio da Sems (Secretaria Municipal de Saúde), juntamente com o Departamento de Vigilância em Saúde e Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais realizará a campanha do Dia Mundial de Luta Contra a Aids e “Dezembro Vermelho” nesta sexta-feira (1) na Praça Antônio João, das 7h às 18h.
Serão disponibilizados cerca de 300 testes rápidos para HIV, 300 testes rápidos para Sìfilis, 300 testes rápidos para Hepatite B e 300 testes rápidos para Hepatite C, palestras informativas, além de distribuição de preservativos masculino/feminino e gel.
“É importante ressaltar que a campanha não altera a programação das consultas e atendimentos no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), o qual realizará o atendimento regular pelo SAE (Serviço de Assistência Especializada), que se localiza na rua dos Missionários, 420, Jardim Caramuru e estará aberto para atendimento normalmente de segunda à sexta, das 7h às 13h”, informa a coordenadora do Programa Municipal de IST/Aids/Hepatites Virais, Aurenita Barbosa.
Luta - O Dia Mundial da Luta Contra a AIDS dá a ocasião de se falar da infecção por HIV e da AIDS, de se ocupar das pessoas infectadas pelo HIV e das doenças da AIDS, e de se saber mais sobre esta doença. Este dia internacional de ação coordenada contra a AIDS constitui já um evento anual na maior parte dos países.
Durante o ano de 2023, até o mês de novembro, foram notificados 117 novos casos de HIV, sendo 33 do sexo feminino e 84 do sexo masculino em Dourados/MS.
O diagnóstico precoce é fundamental para interromper a cadeia de transmissão do vírus e também para o tratamento, por isso o “Dezembro Vermelho” tem como objetivo reduzir a mortalidade, morbidade e prevenir a transmissão do HIV, levando em conta que a finalidade do tratamento é deixar a carga viral suprimida.
Veja Também
TRE-MS mantém plantão de atendimento no período festivo
Bancos voltam a funcionar normalmente hoje
MS encerra 2024 com mais de R$ 2,4 bilhões investidos em saúde