Geral

Dourados lidera ranking nacional de inserção de DIU pelo SUS

Município supera grandes capitais e conquista destaque em políticas de planejamento reprodutivo

|
Welyson Lucas
(Foto: Assecom/Divulgação)

Dourados alcançou a primeira posição no ranking nacional de inserção de Dispositivos Intrauterinos (DIU) pelo Sistema Único de Saúde (SUS), quando considerada a proporção de procedimentos em relação ao número de mulheres em idade fértil. Os dados são do Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (SISAB).

Entre janeiro e julho deste ano, foram contabilizadas 516 inserções de DIU nas unidades de saúde do município. O índice representa 0,74% das 69.144 mulheres em idade fértil residentes em Dourados, percentual superior ao registrado em grandes capitais brasileiras, como Rio de Janeiro (0,52%), Brasília (0,47%) e Florianópolis (0,37%).

O resultado reflete investimentos das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde em políticas públicas de planejamento reprodutivo e ampliação do acesso a métodos contraceptivos de alta eficácia.

Para a gerente da Rede Alyne - estratégia nacional do Ministério da Saúde voltada para qualificar a atenção materna e infantil, Mariana Faria, o protagonismo da enfermagem foi fundamental para o desempenho alcançado. Segundo ela, 79% das inserções realizadas na Atenção Primária em Dourados foram feitas por enfermeiros.

“O dado mostra a qualificação da equipe e o compromisso em ampliar o acesso das mulheres ao planejamento familiar”, destacou Mariana.

O planejamento reprodutivo é considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) um dos investimentos mais custo-efetivos para os países, trazendo benefícios diretos para a vida das mulheres e impactos positivos na redução de gravidezes não planejadas, abortamentos, evasão escolar e índices de mortalidade materna e infantil.

Em Dourados, a Secretaria Municipal de Saúde oferece inserção de DIU hormonal, não hormonal e implante subdérmico de etonogestrel em 17 Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Atendimento à Mulher (CAM). Para ter acesso ao procedimento, as pacientes devem procurar a unidade de referência e agendar consulta com médico ou enfermeiro.

Considerado reversível, de longa duração e alta eficácia, o DIU é recomendado inclusive para adolescentes como estratégia de prevenção de gestações não planejadas. A liderança nacional conquistada por Dourados reforça o compromisso da gestão municipal em garantir o direito ao planejamento reprodutivo e ampliar o acesso a serviços de saúde de qualidade.

Veja Também

Natal Encantado ganha roda-gigante de 26 metros em Dourados

Homem morre em acidente na BR-262

SES alinha estratégias para enfrentamento das arboviroses em MS

Cursos de artesanato ampliam oportunidades para reeducandos da Capital