Dourados amplia público da vacina Meningocócica ACWY
Adolescentes de 11 a 14 anos podem ser vacinados em qualquer Unidade de Saúde


A Prefeitura de Dourados, por meio do Núcleo de Imunização, informa que a aplicação de algumas vacinas passaram por ampliação na faixa etária do público-alvo. Seguindo o direcionamento do Ministério da Saúde, até junho de 2023, a dose da Meningocócica ACWY passa a abranger pessoas de 11 a 14 anos de idade e a HPV4 (quadrivalente) para meninas e meninos de 9 a 14 anos.
Antes da mudança, a vacinação da Meningocócica ACWY era direcionada para adolescentes de 11 e 12 anos de idade; e a quadrivalente era destinada para meninas de 9 a 14 anos de idade e meninos de 11 a 14 anos.
“O que vem sendo observado é que devido a baixas coberturas vacinais, desde 2016, piorando com a chegada da pandemia, é um aumento do adoecimento de inúmeras crianças e jovens em relação a doenças meningocócicas. Por isso, entendendo a necessidade de vacinação e de coibir o aumento da doença, o Ministério da Saúde amplia a oportunidade da vacina contra as doenças meningocócicas”, explica Edvan Marcelo Marques, responsável pelo Núcleo de Imunização.
Portanto, a única forma de controlar a doença meningocócica é manter elevadas as coberturas vacinais tanto na população infantil como em adolescentes.
As doses do imunizante estão disponíveis nas UBS (Unidades Básicas de Saúde):
Meningocócica ACWY – adolescentes não vacinados de 11 a 14 anos de idade
HPV4 (quadrivalente) – meninas, meninos e adolescentes de 09 a 14 anos de idade.
Veja Também
Brics terá reunião de Conselho Popular no Rio de Janeiro
Governo de MS promove 1º Encontro da Rede de Gestão Estratégica
Secretaria da Mulher aciona corregedoria após novos insultos a Marina
Pesquisa aponta alta de internação por doenças respiratórias de não-vacinados
