Geral

Dourados abre novo laboratório para diagnósticos de tuberculose

Resultados de exames do CRTH serão liberados em no máximo 48h

|
Redação
(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Dourados conclui adaptações para instalações de novos equipamentos no laboratório do Centro de Referência em Tuberculose e Hanseníase de Dourados. Com estes novos equipamentos será ampliada a capacidade de realização de exames para o diagnóstico de tuberculose (TB) nomunicípio.

Conforme explica a farmacêutica-bioquímica, Flávia Patussi, os principais exames atualmente realizados no laboratório do CRTH são: Baciloscopia de escarro, Cultura para BAAR e o TRM-TB (Teste Rápido Molecular para Tuberculose).

De acordo com Flávia, Dourados é um município considerado prioritário, e com estes novos equipamentos, é considerado hoje como “padrão ouro” para o diagnóstico da doença.

A farmacêutica relatou ainda que o laboratório também recebeu uma cabine de segurança biológica, um equipamento que garante a segurança do profissional, da amostra biológica e do ambiente de trabalho. Além disso, com a nova estrutura do laboratório, foi possível aumentar o número de exames realizados, de 40 exames para um total de 150 exames semanais.

(Foto: Divulgação)

Tudo isso fez o laboratório do CRTH ter mais agilidade e qualidade nos exames liberados, facilitando assim, o diagnóstico da tuberculose de maneira precoce e possibilitando que as pessoas diagnosticadas recebam os medicamentos e sejam tratadas o quanto antes.

Segundo Flávia, a população que tiver suspeita de tuberculose deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, onde passará por atendimento médico e solicitação de exames que serão enviados ao laboratório do CRTH e terão seus resultados liberados, em no máximo 48h.

Veja Também

Confira dicas de médica dermatologista para manter a saúde da pele

Avaliação positiva dos usuários do Hospital Regional atinge 76%

Confira cinco atividades físicas para iniciantes

PMA flagra pesca predatória durante o período de defeso e aplica multas a infratores