Geral

Dono de sítio é autuado em R$ 4,2 mil por exploração ilegal de madeira

Infrator também responderá por crime ambiental e pode pegar detenção de três meses a um ano

|
Redação
(Foto: Divulgação/PMA)

Depois de denúncias de exploração, comercialização e armazenamento ilegal de madeira no assentamento Santa Rosa, no município de Itaquiraí, uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Naviraí autuou nesta segunda-feira (27) no início da manhã, um assentado, proprietário de um sítio no assentamento, por armazenamento e exploração de madeira retirada da Reserva Legal Coletiva obrigatória do assentamento, a qual é protegida por lei.

Pertencente ao infrator, foram encontrados e apreendidos no seu lote, 13,30 m³ de madeira nativa serrada de várias espécies, especialmente, das espécies faveiro (Peltophorum dubio) e peroba (Aspidosperma polyneuron) em formato de pranchas, vigas e mourões. O assentado afirmou que parte da madeira ilegal ele utiliza no seu imóvel e também vende.

(Foto: Divulgação/PMA)

Afirmou também que comprou parte do material de vendedores do próprio assentamento, dos quais não sabe o nome, bem como parte retirou de dentro da reserva legal já serrada e que não possui documentação ambiental.

O infrator (50), residente em Itaquiraí, foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 4.200,00. Ele também responderá por crime ambiental. Se condenado, poderá receber pena de detenção de três meses a um ano.

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande