Diário Digital
 
Geral

Documentário 'O arqueólogo da música' será lançado na Capital

Carlos Luz há 24 anos faz um trabalho voluntário feito com paixão de quem ama música e raridades

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Divulgação)

A memória fonográfica de Mato Grosso do Sul vem sendo preservada por Carlos Luz há 24 anos, um trabalho voluntário feito com paixão de quem ama música, raridades, preservação e a busca pela memória, em especial, nos formatos físicos. São discos de vinil, CDs, DVDs, capas que contam histórias, e outros itens que compõem, agora, a obra cinematográfica que será lançada na próxima quinta-feira (27).  

“Sempre fiz parte de filmes colaborando com materiais, ou dando entrevistas, e desta vez eu sou o protagonista com meu trabalho de preservação da música, então, estou muito feliz com esse filme”, comemora Carlos Luz.

Dirigido pela cineasta Marineti Pinheiro e pelo Diretor de Fotografia Carlos Wagner a obra tem diversos convidados como Mansão da dupla com Castelo, Lenilde Ramos, Jerry Espíndola, Bola, Rodrigo Teixeira e Moacir Lacerda do Grupo Acaba. 

“A primeira pessoa que mencionou o trabalho do Carlos Luz como arqueológico, inclusive citado a matéria prima do disco de vinil, foi o professor Gilson Martins, arqueólogo de formação que como outras pessoas do estado, e me incluo, tem grande admiração pela dedicação e pela pessoa do Carlos Luz. Muitos artistas do estado só tem suas obras musicais preservadas por conta dele, assim temos um merecidíssimo documentário”, comentou Marineti.

(Foto: Divulgação)

Produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo, através da Prefeitura de Campo Grande, o documentário tem uma poética visual, utilizando a cidade como cenário e revelando o cantinho particular onde Carlos Luz guarda toda raridade da música do estado, além do Museu da Imagem e do Som onde parte do material é salvaguardado. 

“A direção de fotografia busca essa harmonia entre o ambiente interno (casa do Carlos e o MIS) e o externo pela beleza da cidade, e como ele faz um trabalho de levar a música para as feiras, pensamos nesse ambiente onde a música encontra seu destino, o público”, comentou Carlos Wagner.

Serviço:

Lançamento do documentário “O arqueólogo da Música de Campo Grande”

Data: 27 de Março

Horário: 19h

Local: Espaço Cultural Teatro do Mundo – Rua Barão de Melgaço, 177 – Centro.

(Foto: Divulgação)

 

Veja Também

Pátio Central realiza evento sobre direitos dos animais e atendimento para pets

Governo do MS amplia conectividade com pontos de Wi-Fi+ na MS-040

Declaração pré-preenchida completa do IR está disponível

Pé-de-meia: nascidos em março e abril recebem hoje incentivo matrícula