Doação de absorventes é iniciativa para empoderar mulheres na Capital
Podem ser doados também sabonetes, escovas e creme dental, desodorantes, xampus e outros itens


Quer ajudar a empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade em Campo Grande (MS)? Você pode contribuir doando absorventes e itens de higiene pessoal, como sabonetes, escovas e cremes dental, desodorantes, xampus e outros. O ponto de arrecadação fica no Shopping Campo Grande que está desenvolvendo campanha com esta finalidade.
A arrecadação vai até 14 de Abril. Na sequencia, os itens doados pela população serão entregues à Casa da Mulher Brasileira, na Capital, órgão público que atende vítimas de violência e vulnerabilidade social.
A campanha já está no segundo ano. Em 2023, cerca de 500 absorventes foram entregues à Casa da Mulher. Conforme gerente de Marketing, Gabriella Alves, o shopping decidiu abraçar a causa como forma empoderar as mulheres.

"Uma pesquisa da Unicef aponta que 62% delas já deixaram de ir à escola ou a algum outro lugar devido à falta de absorventes na menstruação. Então é muito gente que precisa desse acolhimento", afirma. O mesmo levantamento, da Unicef, mostra que 73% das mulheres já se sentiram constrangidas durante período menstrual.
Além disso, segundo Gabriella Alves, a campanha é a forma do shopping fortalecer seu papel de elo de ligação entre a sociedade e as instituições. "Para nós é muito honroso sermos essa conexão entre o cliente e as instituições que atendem a sociedade", cita a gerente.
Antes de colocar em prática a arrecadação dos itens de higiene, o shopping fez um trabalho de conscientização com lojistas e colaboradores. "Distribuímos materiais de divulgação com o número 181, o disque-denúncia contra a violência", relembra.
A iniciativa de arrecadação integra o projeto ‘EmpoderaEla’, que para celebrar o Dia Internacional da Mulher, realizou em março uma semana de ações, como debates, palestras e atendimentos na área da saúde, com testes de glicemia, aferição de pressão arterial e orientações sobre cuidados e bem-estar.
Casa da Mulher Brasileira – A Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande foi a primeira a ser inaugurada no País, em 2015, com foco no fortalecimento das políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres, por meio de atendimento integral, humanizado e especializado às mulheres.
Em 2023, o local atendeu mais de 15 mil mulheres, com respectivos retornos. Neste ano até o momento, em torno de 1.500 mulheres foram atendidas.
O espaço para doação dos itens no Shopping Campo Grande está localizado em frente ao SAC (próximo à Renner) até o dia 14 de Abril de 2024. Podem ser doados itens de quaisquer marcas ou preços. O estabelecimento fica aberto todos os dias das 10h às 22h.
Veja Também
MS registra mais de 8,9 mil adesões ao novo consignado do FGTS
Mais de 1.700 carteiras de identidade com símbolo do TEA
Hemosul da Capital faz apelo à população por doações de sangue
MP participa de iniciativas de proteção às mulheres e inovação tecnológica