Geral

Diretores das Emeis da Capital participam de formação sobre gestão escolar

Diretores se encontraram para formação e o tema desta vez, foi sobre as reflexões e ações referentes à gestão

|
Gabriel Telê Santana
(Foto: Divulgação/ Prefeitura CG)

Os 106 diretores das Emeis (Escolas de Educação Infantil) de Campo Grande, participam de formação continuada sobre gestão escolar, na manhã desta quarta-feira (25). O encontro ocorreu no Cefor (Centro de Formação Lúdio Martins Coelho), na Secretaria Municipal de Educação (Semed). Periodicamente, os diretores se encontraram para formação e o tema desta vez, foi sobre as reflexões e ações referentes à gestão e o compromisso com a educação.

Segundo a superintendente da Sugenor (Superintendência de Gestão e Normas), Clarice Cassol, a formação tem o tema sobre direção escolar na função administradora dos processos pedagógicos e administrativos da escola. “Falamos sobre legislação educacional, lideranças e competências do gestor. A formação é contínua, o diretor precisa estar atualizado e a liderança precisa estar sempre bem engajada”.

O secretário municipal de Educação, Lucas Henrique Bitencourt, ressalta que não existe na educação situação melhor que a formação continuada. “Cada vez que eu estudo algo eu vejo o quanto preciso aprender, constantemente. Isso tem que vir com os princípios da liderança, estamos trabalhando de forma efetiva o desenho universal da aprendizagem”.

Argemiro Leite é diretor na Emei Indubrasil, que tem 288 alunos. Ele considera a formação importante para atualização. “Com as formações, nós diretores conseguimos nos organizar na questão de lidar com gestão de pessoas, pedagógicas e a troca de experiências com os colegas é importante também”.

(Foto: Divulgação/ Prefeitura CG)

A diretora da Emei Maria Josefina Bezerra Xavier, Eliana Aparecida Felipin, afirma que os encontros promovidos pela Semed contribuem na troca de ideias entre diretores. “Escola não tem rotina e a formação refrigera nossas ideias na direção escolar. É bom para alinhar o nosso trabalho”.

(Foto: Divulgação/Prefeitura CG)

Conforme a diretora Nahlu Borges, da Emei Nilda de Almeida Coelho, que conta com 380 alunos matriculados, a formação colabora para troca de experiências. “Os temas são muito importantes para nos atualizar sobre gestão, processos, liderança, mas a troca de experiências com os colegas é legal, porque podemos implementar algo na Emei que seja sucesso em outra unidade”.

(Foto: Divulgação/ Prefeitura CG)

Veja Também

Consórcio Guaicurus diz que incêndio em ônibus foi causado por pane elétrica

Risco de desabamento suspende buscas na ponte entre o MA e TO

Adestrador de cavalos de MS faz sucesso nos Estados Unidos

Moraes pede explicações sobre visitas a presos do Inquérito do Golpe