Diretor da ANTT prevê BR-163/MS totalmente duplicada em 30 anos
Preço do pedágio sofrerá aumento gradual condicionado à entrega das obras de duplicação
O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres, a ANTT, Rafael Vitale acredita na duplicação total da BR-163 em Mato Grosso do Sul no período de 30 anos. Segundo ele, o contrato de concessão repactuado com a CCRMS Via tem gatilhos que preveem a ampliação da duplicação conforme o aumento da demanda na rodovia. "É arriscado dizer, mas com o crescimento projetado de Mato Grosso do Sul para os próximos anos fatalmente a BR-163 vai ser duplicada de Guaíra até Sonora nos próximos 30 anos", calculou.
Nesta terça-feira, 17 de Dezembro, Vitale participou de audiência pública para discutir a BR-163, na sede da Fiems, no Centro de Campo Grande (MS), onde concedeu explicações sobre o novo acordo. O trecho, com 845,90 km de extensão, sob responsabilidade da CCR MSVia, passará por uma revisão do modelo econômico-financeiro e do programa de exploração da rodovia, buscando melhorias na infraestrutura e na mobilidade.
O plano de repactuação aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) prevê intervenções pontuais de duplicação em trechos estratégicos, sob investimentos de R$ 9,31 bilhões, priorizando obras para redução de acidentes, ampliação e recuperação de vias.
Na audiência, Vitale reforçou que a concessionária é obrigada a duplicar as pistas diante do aumento de demanda. Porém, o pedágio só poderá aumentar quando a empresa entregar a duplicação. "Então é uma coisa bem amarrada, bem arquitetada, para que não se desperdice dinheiro antes da hora, não gaste o dinheiro antes da hora, gaste no momento certo, mas sempre eliminando todos os gargalos que apareçam, sejam eles do ponto de vista de fluidez, quando tem muito congestionamento ou lentidão de tráfego ou, principalmente, os gargalos de segurança”, explicou o chefe da ANTT.
Vitale mencionou ainda que caso a concessionária cumpra a repactuação com conclusão de 70% das obras de duplicação, o pedágio terá um novo valor, passando da faixa de R$ 7,00 para R$ 15,00 a cada 100 quilômetros. Detalhadamente, o novo acordo prevê o pedágio passando de R$ 7,52 para R$ 15,13 a cada 100 km, nas pistas simples, o que deve ocorrer de maneira gradual.
No primeiro ano será de R$ 10,6/km, no segundo R$ 12,60/km até atingir o valor cheio de R$ 15,13 (equivalente a 2,01 vezes o valor atual).
O presidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou a relevância do encontro e o papel da instituição na defesa dos interesses do setor industrial. “A BR-163 é uma via estratégica para o desenvolvimento econômico do Mato Grosso do Sul e do Brasil. Por isso, a repactuação desse contrato é fundamental para garantir segurança, eficiência e competitividade no escoamento da nossa produção. A Fiems está à disposição para contribuir com esse processo”, afirmou.
Presidente do Sindicato das Empresas de Transporte, Claudio Cavol que participou da audiência pública na Fiems, reclamou da falta de divulgação da audiência pública, sendo que ele próprio, empresário do setor de logística foi pego de surpresa ao descobri-la apenas no dia anterior. Ele criticou também a forma como será aplicado o reajuste de pedágio, sendo 33% já no primeiro ano. Veja vídeo abaixo:
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