Diário Digital
 
Geral

Direto do Canadá, artista que criou estátua de João Carreio comenta sobre a obra

Juvenal Irene ressalta que a construção de cada peça foi aprovada pela viúva do cantor

|
Thays Schneider
AddThis Website Tools
Artista Juvenal Irene ao lado da estátua do cantor João Carreiro (Foto Divulgação)

Passando uns dias no Canadá o artista Juvenal Irene explica como foi o processo de criação da estátua do artista João Carreiro que faleceu em janeiro de 2024. Ao jornal Diário Digital o artesão relembra que começou a trabalhar com arte aos 12 anos em 1968. “ Desenvolvi a estátua de João Carreiro para não ser muito pesado para a natureza, um sistema meu como artesão”, disse.

Juvenal Irene explica que criou uma gaiola de ferro para segurar toda a estrutura. Logo depois vem o revestimento com poliestireno, ele é tratado com celulose em dois estados. Há a fibra de vidro estruturando o sólido de polímero com carga mineral e em outra frente, o rosto dele é modelado com argila sintética e depois é criado uma forma para fundição. E para finalizar foi realizado um tratamento em todas as peças para dar uma harmonia.

Estátua finalizada pelo artista (Foto Divulgação)

Artesão revela ainda que tudo parece muito complexo, a maior dificuldade foi retratar as características  marcantes do cantor sertanejo. Irene ressalta ainda que a ideia da estátua foi do CLC e da esposa do cantor, Francine. " A ideia do monumento partiu dela e antes da construção de cada peça, tudo foi aprovado pela viúva", finalizou.

Inauguração marcada para dia 12 de junho

Deve ser inaugurada dia 12, a estátua em homenagem ao cantor João Carreiro, no mesmo dia em que acontecerá a Comitiva JC, um tributo ao artista com a presença de grandes nomes da música sertaneja.

Foram dois meses de preparação. A estátua que veio do Rio de Janeiro, chegou na tarde do dia 28 em Campo Grande. Ela tem mais de 7 metros de altura e foi criada pelo artista Juvenal Irene e será um dos pontos turísticos da capital sul-mato-grossense. 

A inauguração será no dia 12 de junho, durante o brasileirão de Laço Cumprido, que terá shows e participações de Sérgio Reis, Jads e Jadson, US Agroboy, Davilson (primeiro Capataz), Bruno e Brutal, João Lucas e Walter Filho, Brenno Reis e Marco Viola, Chico Teixeira, João Nelore e Texano, Lucas Reis e Thacio, Fred e Fabrício, Luiz Goiano e Girsel da Viola. A entrada é gratuita.

Morte do cantor- Fãs, amigos e familiares se despedem do cantor João Sérgio Batista Corrêa Filho, o João Carreiro, de 41 anos, que morreu após uma cirurgia no coração. O velório acontece das 07h até ás 09h na Câmara Municipal de Campo Grande.

Veja Também

IBGE: taxa de desemprego cai para 5,8%, a menor já registrada

Show reúne bandas para arrecadar fundos para transferência de esportista

Ministério libera pagamento do aparelho de radioterapia para Hospital de Câncer

Lula sanciona lei que proíbe uso de animais em testes cosméticos