Diário Digital
 
Geral

Dicas para lojas de e-commerce se destacarem no mundo visual

|
Redação
AddThis Website Tools

Hoje em dia, a componente visual é uma das mais importantes em todas as áreas da vida. Vivemos completamente cercados por estímulos visuais: os cartazes da rua, as imagens das revistas, as paredes dos prédios: tudo surge como espaço para estimular visualmente as pessoas.

De tão rodeados de imagens, vivemos hoje uma “quase obrigatoriedade” no que diz respeito à criação de estruturas baseadas nas imagens e, por isso mesmo, para que se consiga chamar a atenção e obter a visibilidade pretendida, toda a parte visual ocupa um papel fulcral no século XXI.

Embora a tendência para o enfoque na imagem tenha começado ainda na era analógica e, aos poucos, permeado os meandros da televisão, a verdade é que o mundo digital deixou que a tendência se perpetuasse e se expandisse.

Hoje em dia, a imagem é mais importante do que nunca. Além de todos nós adotarmos posturas profundamente críticas sobre a imagem, comentando cores, beleza e forma dos mais diversos elementos; as redes sociais vieram quase objetificar a vida, reduzindo cada um de nós a um conjunto de fotografias online.

O mundo da imagem libertou-se, aos poucos, do profissionalismo; à medida que os próprios fotógrafos e designers amadores passavam a interessar-se sobre aspetos como a estrutura, a luz e a composição.

Este interesse é especialmente importante para os mais empreendedores, já que deixa uma indicação clara sobre o papel que a imagem pode ter, também, para uma empresa online.

Fundamentalmente, os criadores de lojas online precisam de considerar as formas como toda a sua estrutura visual chega ao público e sobre qual o impacto que este contacto poderá ter.

Hoje, veremos alguns pontos nos quais a empresa online deverá focar-se, caso queira tornar-se visualmente mais interessante para o consumidor do século XXI.

Logotipo enquanto imagem que define marca - Um negócio online nunca é 100% seguro. Este tipo de investimento acontece, hoje, num mundo sobrecarregado de informação e no qual as lógicas de concorrência são absolutamente caóticas. Assim, o investimento nas lojas online deve sempre fazer-se mantendo em mente que é fundamental criar pontos distintivos, que ajudem a elevar o padrão da marca e permitam que esta se distinga das demais.

O design digital será importante e a parte visual conta muito. Neste processo, ao gerar imagem de marca é preciso que se pondere todos os aspetos que se ancoram neste tipo de lógica, incluindo o primeiro entre eles: o logótipo.

O logótipo é uma preocupação que qualquer empreendedor deve ter assim que tenha estruturados os princípios da marca, definido o seu âmbito de atividade e escolhido o nome. Este logo será o elemento visual mais importante da empresa, já que serve para defini-la, destacá-la e, acima de tudo, para a identificar.

Um logotipo bem feito deverá ser muito fácil de identificar e criar um ponto de relação imediata com a marca que o cria, para que o consumidor possa colocar nela a sua confiança.

Este é um ponto tão importante que muitas empresas contratam equipas de criativos ou designers digitais para levar a cabo a tarefa. Ainda assim, hoje em dia, é também possível conseguir um bom logótipo recorrendo a geradores online.

Os produtos colocados na loja online - O logótipo não é o único elemento visual que irá exigir a atenção dos criadores das lojas online. Embora o seu papel seja fulcral, é também importante compreender que as marcas do momento precisam de uma presença relevante no meio online e que devem, por isso, estar presentes no site mas também nas redes sociais.

De todos os meios, as redes sociais são, provavelmente, aquele onde a imagem mais impera e, por isso mesmo, os produtos comercializados devem contar com imagens ilustrativas irrepreensíveis em todos os meios, sendo esta uma espécie de montra para a loja digital.

Se quiser ainda pintar estes espaços com outro tipo de imagem, pode fazê-lo com recurso a alguns bancos de imagens, onde encontra opções de qualidade e gratuitas.

Tenha cuidado, sempre que usar uma foto que não tenha sido criada por si, para garantir que a questão dos direitos de autor se encontra resolvida. Afinal, o uso indevido de imagens com copywright é crime e pode ser prejudicial para a imagem da sua empresa.

Desenho do site, interatividade e navegação - A parte visual também é importante para a relação que os clientes estabelecem com o site. Este deverá ser bastante simples, intuitivo e permitir uma navegação sem dificuldades.

Vale a pena salientar que os sites mais apelativos e mais simples são os que mais motivam a compra, justamente porque o cliente perde mais tempo a explorá-los.

É ainda importante que tenha atenção a alguns aspetos práticos, como a legibilidade e o contraste das letras, já que o cliente poderá desistir do site caso não consiga compreendê-lo com facilidade.

Veja Também

Prefeito de Dourados anuncia sistema inédito para aprovação de projetos

Câmara promove Sessão Solene para entrega do Prêmio Papa João Paulo II

Novo projeto reforça rede de apoio às mulheres vítimas de violência

37º Jogos Escolares na Capital destacam talentos da Ginástica Artística

AddThis Website Tools