Geral

Dicas para economizar energia elétrica nas férias das crianças

Período pode ser propício para reunir a família e ensinar a adotar hábitos que fazem a diferença

|
Redação
(Foto: Divulgação)

É época de férias escolares, período em que as crianças passam mais tempo em casa e, consequentemente, com mais energia para aproveitar ao máximo as brincadeiras, os jogos no computador ou celular. Para os pais, uma preocupação a mais com o consumo de energia elétrica.

Além disso, a mudança de temperaturas que faz com que o inverno em Mato Grosso do Sul oscile entre dias quentes e noites frias, pode impactar diretamente na conta de luz no final do mês dependendo do tempo gasto durante um banho quente, por exemplo.

Para o engenheiro de Eficiência Energética da Energisa, Emerson Rivelino, o período pode ser propício para reunir a família e ensinar na prática a adotar dicas de consumo consciente, que fazem a diferença nos gastos.

“No caso das crianças, quanto mais tempo a TV, videogame, computador e outros eletrônicos ficarem ligados, mais energia vão gastar. E mesmo quando são deixados em stand by, continuam consumindo energia. O ideal é estabelecer horários para que a garotada não fique o dia todo nos eletrônicos”, expõe Emerson.

Ainda sobre o uso dos eletrônicos, o engenheiro acrescenta que, se ligados em uma mesma tomada por meio de benjamins (ou T’s), pode haver uma sobrecarga nas instalações. Além do aumento da energia, há o risco de um curto-circuito e até um incêndio na residência.

(Foto: Divulgação)

Para os adultos as dicas vão desde o uso racional de equipamentos, como máquina de lavar e ferro de passar, até o controle do tempo do banho no chuveiro elétrico. “É bem comum que com as crianças de férias aumente a quantidade de roupas sujas. Então, junte a maior quantidade possível para usar a máquina em sua potência máxima. Quando você lava de pouquinho em pouquinho, está desperdiçando água e energia”, analisa o engenheiro.

Quanto ao banho, Emerson relembra que o chuveiro elétrico é um grande vilão nesta estação do ano. A cada R$ 100,00 na conta de luz de uma residência, R$ 30,00 correspondem ao uso desse tipo de aparelho na fatura mensal. Se cada membro da família não controlar o tempo debaixo da água quentinha, a soma dos kWh desses banhos longos pode causar um susto ao final do mês.

Por fim, o profissional da Energisa faz um apontamento importante: “Cada família tem hábitos particulares e por isso não é ideal comparar a sua conta de energia com a conta do vizinho. O correto é acompanhar o seu próprio histórico de consumo em kWh com outros períodos do ano para que consiga identificar o que tem influenciado no desperdício de energia na sua casa”, orienta.

Quer mais dicas para economizar energia nesse período?

•          No inverno o dia amanhece mais tarde e escurece mais cedo. Mesmo assim, não deixe lâmpadas acesas nos cômodos sem uso e durante o dia mantenha abertas portas, janelas e cortinas.

•          Junte o máximo de roupas para lavar tudo de uma vez e use o ferro para passar apenas para as peças indispensáveis, economizando tempo e energia.

 •          Evite o abre e fecha da geladeira. Coloque na porta e na altura das crianças os produtos que elas mais consomem durante o dia: iogurtes, frutas lavadas, água e sucos. Assim, elas serão mais rápidas na hora de abrir a geladeira e pegar o que precisam.

 •          Vai preparar um lanche? Vale lembrar que o forno elétrico, assim como outros equipamentos que geram calor, consomem mais energia. Organize-se para preparar várias receitas, aproveitando a temperatura do forno. Isso evita que precise ligar o forno elétrico todos os dias.

 Tem mais dicas e orientações sobre a conta de energia nas redes sociais e canais de atendimento da Energisa: www.energisa.com.br e aplicativo Energisa On. 

Veja Também

Docente da UEMS tem livro como base em matéria do The New York Times

TRE-MS mantém plantão de atendimento no período festivo

Bancos voltam a funcionar normalmente hoje

Páginas de Liberdade: Parceria entre Agepen e universidades permitem que detentos troquem tempo ocioso por conhecimento