Geral

Detran terceiriza depósito e guarda de veículos

|
Redação

Parte dos 19.327 veículos automotores que lotam o pátio do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), na saída para Rochedo, em Campo Grande, será levada para empresas privadas que já estão sendo credenciadas para oferecer depósito e guarda. Duas empresas já escolhidas para o serviço tiveram os nomes publicados em Diário Oficial nesta sexta-feira, 25 de janeiro, são elas: Autotran Transporte e Serviços Rodoviários Eireli e a AL Industrial Ltda.

A terceirização vai ocorrer também nas unidades do Detran no interior do Estado. Conforme o Detran-MS, em todo Estado há 48.541 veículos apreendidos abarrotando os pátios das unidades do departamento. Por enquanto, não há detalhes de como será feita a remoção e nem quando.

A informação é de que partir de agora, o Detran-MS passa a estabelecer os critérios necessários para atender ao serviço. A previsão é de que no mês de fevereiro a normativa seja divulgada.

Conforme publicado, podem ser credenciadas empresas para atuar no âmbito de agências regionais de Campo Grande, Dourados, Corumbá, Coxim, Ponta Porã, Três Lagoas, Paranaíba, Nova Andradina, Jardim, Naviraí e Aquidauana.

As empresas credenciadas precisam atender aos moldes e parâmetros instituídos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) de forma a atender exclusivamente ao Detran-MS. O período de credenciamento terá a duração de 24 meses podendo ser renovado por igual período conforme as exigências da lei.

De acordo com o coordenador da Comissão de Leilões do Detran-MS, Diego Fernando de Arruda Soares, o pátio do Departamento na Capital está com praticamente 80% de sua capacidade ocupada. “São mais de 40 mil veículos em todo o Estado. Temos agências do interior que não têm capacidade para receber uma moto sequer”, afirmou.

Abrir espaço para o credenciamento de empresas que possam ofertar esse tipo de serviço vai agilizar também, o recebimento dos veículos por parte do Departamento, já que apenas em Campo Grande há servidor para atender a chegada de apreendidos 24 horas.

Uma das agências que sofre com esse tipo de situação é a do município de Aparecida do Taboado. Com o credenciamento de um depósito para a guarda dos veículos em Três Lagoas, os apreendidos poderão ser levados para lá, que é a cidade mais próxima. Em muitos casos, segundo Diego, os veículos são trazidos do interior para a Capital, o que também demanda um gasto ainda maior para a remoção.

(Com informações da assessoria de imprensa do Detran-MS)

Veja Também

Família de gestante doa kits de higiene para pacientes no HU-UFGD

Nova plataforma do TCE realiza fiscalização integrada da gestão pública

Projeto redefine prazos para renovar a CNH conforme a idade do motorista

Projeto estabelece limites para gastos publicitários em estatais