Detran produz documentário que aponta motociclistas como 80% das vítimas
Produção conta com imagens fortes de resgates e pacientes reais


O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) disponibilizou na plataforma do youtube um documentário com o tema “Uma Escolha, Muitas Vidas”, que mostra as consequências de atitudes imprudentes no trânsito.
O vídeo mostra a rotina dos profissionais envolvidos no resgate e salvamento de vítimas de sinistros de trânsito na Capital. O conteúdo também traz depoimentos fortes de pessoas que já estiveram na condição de vítima resgatada e ficaram com sequelas após serem vítimas do trânsito. Por possuir imagens fortes, não é recomendado para crianças.
Desde a ligação para o 193, o deslocamento da equipe que presta os primeiros socorros no local, até a entrada na Santa Casa de Campo Grande, a produção conta com imagens fortes de resgates e pacientes reais.
“A maior parte dos traumatizados que a gente recebe (Santa Casa) é oriundo do trânsito, a grande maioria, perto de 80%. E desses, a esmagadora maioria são motociclistas. Tem muita relação com negligência, imperícia e imprudência. E aí, ingestão de bebidas alcoólicas, excesso de velocidade, autoconfiança, desrespeito às leis de trânsito”, alerta no vídeo o médico Rodrigo Quadros.
A iniciativa é mais uma ferramenta que será utilizada para conscientizar, destaca o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade. “Temos intensificado nossas ações educativas em todo Estado, e esse documentário é forte e impactante. Tem grande potencial de fazer as pessoas repensarem suas atitudes no trânsito”.
Já a diretora de Educação para o Trânsito, Andrea Moringo, enfatiza a parceria. “Essa produção é um desejo e ao mesmo tempo uma necessidade da Santa Casa de Campo Grande e de todas as instituições que atuam no resgate e prevenção dos sinistros de trânsito, principalmente envolvendo os motociclistas. Esperamos que seja amplamente divulgado a toda população, com o intuito de despertar uma mudança significativa de comportamentos e atitudes visando um trânsito mais seguro e gentil a toda população de Mato Grosso do Sul. Material impactante e ao mesmo tempo sensível! Depoimentos reais e de extrema relevância! Um material que vai agregar muito em nossas ações e palestras”.
A produção é uma iniciativa do Detran-MS com colaboração da Santa Casa de Campo Grande, Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Confira o vídeo AQUI.
Veja Também
Endometriose: conheça os sintomas e saiba como tratar a doença
Três Lagoas emite gratuitamente carteirinha para pessoas com autismo
Prefeitura de Três Lagoas remove bancos vandalizados na Avenida Filinto Muller
Parque Antenor Martins recebe 1ª Festa da Páscoa com pesca liberada
