Diário Digital
 
Geral

Detentos reformam escolas públicas na Capital

Iniciativa existe desde 2013 e, nesse período, 12 escolas públicas em Campo Grande já foram reformadas

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Divulgação)

A parceria entre SENAI e TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) para reformar escolas públicas por meio da mão de obra prisional é uma relação de “ganha-ganha”. A comunidade recebe uma unidade escolar em melhores condições, os detentos aprendem uma nova profissão para se reintegrar à sociedade, e os gestores públicos economizam recursos, gastando menos para contratar um serviço de qualidade.

Esse é o ideal do projeto "Revitalizando a Educação com Liberdade”, que une o Sistema FIEMS, por meio do SENAI, e o Poder Judiciário Estadual, por intermédio da 2ª Vara de Execuções Penais do TJMS. A iniciativa existe desde 2013 e, nesse período, 12 escolas públicas em Campo Grande já foram reformadas com o trabalho de detentos do sistema carcerário estadual. 

Em novembro, teve início a reforma da 13ª unidade escolar no âmbito do projeto: a Escola Estadual Joelina de Almeida Xavier, situada no bairro Jardim Guanabara, onde estudam 190 alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Nessa quarta-feira (1º/12), o diretor-regional do SENAI, Rodolpho Caesar Mangialardo, esteve no local para vistoriar as obras, acompanhado da diretora escolar Gisele Bacanelli, representando na ocasião o juiz Albino Coimbra Neto, titular da 2ª Vara de Execuções Penais.

Cerca de 20 detentos do regime semiaberto trabalham no local. O prédio passará por reformas no piso, telhado, parte hidráulica e elétrica, além de pintura e revestimento nas salas de aula, administrativas e áreas comuns. Um policial penal fica encarregado pela supervisão dos trabalhadores, enquanto dois engenheiros do SENAI passam as principais instruções para a correta condução dos serviços. A estimativa é que a obra seja concluída na primeira quinzena de março. 

Veja Também

Ponta Porã receberá primeira sala de situação binacional do País

Prefeitura manda Consórcio retirar 98 ônibus velhos de circulação

Secretaria regulamenta prêmios para Servidor Destaque e boas práticas

Três Lagoas divulga resultado preliminar para premiação de agentes culturais

AddThis Website Tools