Geral

Desperdício zero: como aproveitar cascas de alimentos

Economia no bolso e alimentação saudável são os maiores benefícios da prática cada vez mais comum no Brasil

|
Redação
A situação é tão alarmante no mundo inteiro que a ONU conta com um programa ambiental com a meta de reduzir pela metade o desperdício per capita até 2030

Atire o primeiro tomate quem nunca jogou comida fora. A prática de descartar frutas e verduras, principalmente cascas e talos, é comum. Uma pessoa chega a descartar 53 quilos de resíduos orgânicos por ano, segundo estudo da Embrapa em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. Para se ter uma ideia do volume, cerca de 37 milhões de toneladas de restos de alimentos vão para o lixo. Um dado que pesa no bolso, afinal, de acordo com a pesquisa, esse desperdício pode ultrapassar R$ 1.002 em cada família. A situação é tão alarmante no mundo inteiro que a ONU conta com um programa ambiental com a meta de reduzir pela metade o desperdício per capita até 2030.

Algumas práticas podem colaborar quando o assunto não é apenas reduzir a quantidade do que vai para o lixo, mas economizar no bolso e ajudar na alimentação saudável. Quem dá a dica é a responsável técnica em nutrição do Fort Atacadista, Anne Shirley da Silva. Segundo a especialista, as cascas dos alimentos escondem um tesouro de nutrientes e benefícios para a saúde e podem aumentar o valor nutricional das refeições. A profissional explica que muitas cascas dos alimentos são frequentemente ricas em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes.

“Existe uma variedade de alimentos que  podemos comer a casca como banana, manga, melancia, mamão, batata, abóbora, além de talos e caules como agrião, rúcula, brócolis, couve-flor e espinafre”. A lista é extensa e alguns já são mais comuns, como usar cascas de limão e laranja como temperos em pratos salgados ou sobremesas. Outras são menos usuais, mas garantem sabor e saúde nas receitas, como usar cascas de cebola e alho em sopas e caldos.

A recomendação para adotar esse tipo de hábito é, além de observar o estado e conservação do alimento, caprichar na higienização. Lavar bem vai ajudar a remover sujeira e resíduos, principalmente de pesticidas utilizados na agricultura. Outra dica é utilizá-los frescos ou desidratados. As cascas de frutas cítricas ou maçãs rendem snacks saudáveis e crocantes ou dão mais aroma se adicionados aos chás.

Para dar o primeiro passo nessa jornada de aproveitamento e economia, Anne Shirley compartilha uma receita de brigadeiro com casca de banana. Confira:

RECEITA DE BRIGADEIRO LIGHT COM CASCA DA BANANA

INGREDIENTES

4 unidades casca de banana madura picadas

2 colheres de sopa cheias açúcar demerara

½ xícara leite em pó

2 colheres de sopa cacau em pó sem açúcar

1 colher de sopa manteiga sem sal

leite para dar o ponto (se necessário)

água fervente

Modo de fazer :

Lave bem as cascas de banana em água corrente e cozinhe em uma panela com água fervente no fogão até as cascas ficarem macias. Desligue o fogo e espere ficar morno. Escorra a água e bata no liquidificador até formar uma espécie de purê. Se for preciso, adicione um pouco de água. Depois, despeje o purê de casca de banana em uma panela, acrescente o açúcar, a manteiga e o leite em pó. Leve ao fogo médio e misture até cozinhar e ficar bem encorpado. Se achar que está muito grosso, junte um pouco de leite. Adicione o cacau em pó e misture até ficar homogêneo. Desligar o fogo e esperar esfriar. Coloque o brigadeiro em um pote e leve para geladeira por 20 minutos. Se quiser, você também pode enrolar o brigadeiro.

Em Mato Grosso do Sul são dez unidades: Loja Cafezais, Cônsul Assaf, Coronel Antonino, Getúlio Vargas, Guanandi, Parati, Norte Sul Plaza, Tiradentes, Três Barras e União. No site do Fort Atacadista estão todos os endereços, telefones e horários de funcionamento das lojas disponíveis em: www.fortatacadista.com.br/nossas-lojas/

Sobre o Grupo Pereira

Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira completou 61 anos de história em 2023. Atualmente, conta com 18 mil funcionários e 800 representantes comerciais autônomos nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.

O Grupo Pereira tem mais 114 unidades de negócio, incluindo 30 lojas da rede de supermercados Comper, 56 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), cinco filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 18 lojas SempreFort (varejo farmacêutico), um broker, duas agências de viagens e dois postos de combustível. Além disso, o Grupo Pereira completa seu ecossistema de soluções ao incluir o braço logístico Perlog e os serviços financeiros da Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 1 milhão de cartões emitidos, além de seguros e assistência odontológica.

O Grupo Pereira é o primeiro varejista brasileiro a ser contemplado com o selo CAFE (Certified Age Friendly Employer), concedido pelo norte-americano Age Friendly Institute a empresas que promovem a contratação e retenção de funcionários 50+.

Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva por meio da excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira também contribui para a sociedade por meio de diferentes programas socioambientais.

Veja Também

Comarca de Bonito abre inscrições para estágio remunerado em Direito

Tatuador atacado com soda pela ex-mulher pede ajuda da população

Faculdade Senac oferece desconto para aprovados no vestibular 2025

Tribunal de Justiça de MS cumpre mais de 238 mil mandados na Capital