Geral

Desenvolvida em MS, tecnologia industrial chama atenção do País inteiro

A tecnologia utiliza de Inteligência Artificial

|
Pedro Henrique Fursts
(Foto: Divulgação/Sesi-MS)

Desenvolvida pelo Sesi, O Sistema TermoControl utiliza de Inteligência Artificial para atender segmento industrial, com objetivo de atender as normas trabalhistas. O sucesso da tecnologia chamou atenção de indústria e empresas, e assim foi empregada na indústria de alimentos Bem Brasil, em Minas Gerais

(Foto: Divulgação/Sesi-MS)

O Engenheiro Jonas Raul Balbinot, líder de projetos de inovação do Centro de Inovação do Sesi em MS, explica sobre toda a função da tecnologia. "Trata-se de um sistema de gerenciamento das informações referentes às pausas térmicas, que fornece segurança jurídica e confiabilidade nos registros a partir da utilização de técnicas de reconhecimento facial e sensores de radiofrequência. O principal objetivo é contribuir com a gestão efetiva das pausas térmicas dos trabalhadores que atuam em ambientes artificialmente frios, conforme exigidos pela NR 36 (Norma Regulamentadora do Trabalho)", explicou.

(Foto: Divulgação/Sesi-MS)

Os totens que realizam os registros dos usuários são instalados na entrada dos ambientes frios de armazenamento, onde a temperatura pode chegar a -27ºC. Além da implantação do sistema, a indústria mineira recebe visitas técnicas de acompanhamento e aplicação de novas funcionalidades.

Lucas de Moura Bueno, também engenheiro e líder técnico do Centro de Inovação do Sesi, comenta que a Bem Brasil buscava soluções para registro de tempo de funcionários em ambientes controlados, e por meio de pesquisas na internet encontrou referências sobre o TermoControl. Por ser uma tecnologia personalizável, o sistema recebeu adaptações para atender necessidades específicas. "Para a Bem Brasil, foi criada uma tela de monitoramento para que os gestores conseguissem acompanhar o tempo que o funcionário está no ambiente frio e, desta forma, atender a legislação de tempo máximo em ambiente controlado", conta.

Os resultados obtidos pela empresa são positivos, segundo Jonas Balbinot. "Após a implantação, os gestores se mostraram bem satisfeitos com o que foi desenvolvido, pois era uma necessidade da indústria poder acompanhar o tempo que cada operador ficava em um ambiente controlado assim atendendo as normas regulamentadoras", concluiu Balbinoti.

 

Veja Também

Papai Noel causa comoção em visita a hospital público da Capital

Inquérito tenta agilizar acesso a leitos de urgência e emergência

Corumbá abre Jardim de Natal com shows, feira de artesanato e presépios

Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado