Diário Digital
 
Geral

Deputados propõem audiência para solucionar queimadas no Pantanal

Dados registram 1.193 focos de incêndio na planície pantaneira

|
Pedro Henrique Fursts
AddThis Website Tools
(Foto: Divulgação)

Na sessão plenária do último dia 11 de junho, Deputados Estaduais abordaram e propuseram soluções para as queimadas que castigam o Pantanal. Com 1.193 focos de incêndio de janeiro a primeira semana de junho, segundo dados do Programa BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) as queimadas na planície pantaneira preocupam os parlamentares.

Deputado Zeca do PT (Foto: Wagner Guimarães)

O deputado Zeca do PT (PT) destacou as notícias que mostraram diariamente os incêndios no Pantanal. “Esta Casa tem que convocar uma audiência pública para que um grande trabalho sobre o tema seja feito, com o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul [Imasul], Governo do Estado, Governo Federal, Corpo de Bombeiros, prefeituras envolvidas e demais atores para buscar uma solução para um problema que terá seríssimas consequências. É preciso que esta Casa assuma esse debate”, frisou.

Deputado e Presidente da Assembleia Legislativa Gerson Claro (Foto: Wagner Guimarães)

Gerson Claro (PP), deputado e presidente da Assembleia Legislativa,, informou que a Casa de Leis está acompanhando a gravidade do tema. “O deputado Zeca do PT sempre comprometido e preocupado com o debate sobre o Meio Ambiente, por conta da seca e fogo no Pantanal. Esta Casa já emitiu expediente ao Imasul, ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis [Ibama], secretaria do Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros e solicitando inclusive a própria Comissão do Meio Ambiente sobre o que está sendo feito pelo Governo, para que traga para esta Casa estas respostas”, ponderou.

O deputado João Henrique (PL) também constatou que houve aumento de problemas ambientais em parte do território brasileiro. “Cumprimento pelo tema e constato, mais uma vez, que aumentaram as queimadas no Pantanal e o desmatamento na Amazônia”, considerou.

Deputado Lucas de Lima (PDT) (Foto: Wagner Guimarães)

O deputado Lucas de Lima (PDT), que já presidiu a Comissão do Meio Ambiente na Casa de Leis, lembrou resultado de audiência da época. “No outro mandato, eu era o presidente da Comissão de Meio Ambiente e o deputado Paulo Corrêa, presidente da Casa de Leis, realizamos uma audiência pública, no período de maior queimada de toda a história. O Governo do Estado adquiriu mais aeronaves na época, embarcações, e ainda aumentou a brigada de incêndio. Importantíssimo essa Casa de Leis fazer uma audiência”, disse.

Deputado e Presidente da Comissão de Meio Ambiente, Renato Câmara (MDB) (Foto: Wagner Guimarães)

O deputado e presidente da Comissão de Meio Ambiente, Renato Câmara (MDB), reforçou a importância do debate sobre o tema. “Temos conversado com o Imasul, e está programada uma explanação sobre o controle sustentável do fogo, a técnica mais antiga do mundo, que os próprios indígenas faziam, queremos os encaminhamentos que estão sendo feitos, pois as épocas das queimadas ainda estão por vir, e sabemos que clima e problemas climáticos estão piorando a seca, motivo do aumento das queimadas. Solicitamos as datas para que todos os deputados possam contribuir com ideias em relação a esse plano de controle”, informou.

O deputado Coronel David (PL) também considera que deve ser feita uma audiência sobre o tema na Assembleia Legislativa. “Quero participar da questão das queimadas no Pantanal e dizer que defendo a pauta do meio ambiente e julgo ser necessário essa casa chamar uma audiência pública para que possamos colaborar para a solução desse problema”, desta

Veja Também

Povo das Águas atende moradores do Baixo Pantanal a partir de segunda

UFGD abre seleção para Técnicos Especializados em Libras

Sejusp capacita novos membros do conselho de segurança de Porto Lindo

MS apresenta 509 propostas para equipamentos e obras no Novo PAC Seleções