Deputado propõe Arara-Azul e Tuiuiú como símbolos do Pantanal em MS
Projetos de lei visam valorizar a biodiversidade e a cultura local
Duas matérias de autoria do deputado Junior Mochi (MDB) estão em tramitação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), ambas com foco na valorização de animais emblemáticos do Pantanal. As propostas reconhecem a importância ecológica, cultural e turística da Arara-azul e do Tuiuiú, aves nativas do bioma pantaneiro. Ambas as matérias seguem para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
O Projeto de Lei 289/2024 propõe que a Arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus) seja oficializada como a ave símbolo do Estado de Mato Grosso do Sul. O deputado justificou sua proposta destacando que a Arara-azul é uma espécie nativa do Pantanal e do Cerrado, representando a riqueza e a biodiversidade dos ecossistemas do estado.
Já o Projeto de Lei 290/2024 visa instituir o Tuiuiú (Jabiru mycteria) como a ave símbolo do Pantanal Sul-Mato-Grossense. O deputado ressalta a importância do Tuiuiú como emblema da biodiversidade e da cultura regional, destacando a relevância de reforçar seu reconhecimento em ambos os estados que compartilham o Pantanal, além de celebrar seu papel no ecossistema local.
Veja Também
Queda no desemprego em 2024 é consistente, diz coordenadora do IBGE
Arquidiocese de Campo Grande realiza abertura do Jubileu Ordinário 2025
Confira as interdições de trânsito programadas para este fim de semana
Com estruturação de hospitais federais, mil leitos serão reabertos em 2025