Deputado apresenta propostas para fortalecer direitos do consumidor em MS
Dentre as iniciativas, está obrigatoriedade de agências de turismo informarem sobre políticas de cancelamento e reembolso


Na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), começaram a tramitar nesta quarta-feira (16) propostas do deputado Junior Mochi (MDB) relacionadas aos direitos do consumidor. O Projeto de Lei 224/2024 estabelece a obrigatoriedade de informações sobre políticas de cancelamento e reembolso nas agências de viagens e turismo no estado.
O objetivo da proposta é garantir que as agências forneçam informações claras sobre cancelamento, prazos e multas no momento da contratação de pacotes turísticos. Segundo Junior Mochi, a medida visa aumentar a transparência e proteger os consumidores de abusos, evitando multas desproporcionais e falta de informações.
Além disso, o deputado protocolou o Projeto de Lei 226/2024, que obriga revendedoras de veículos usados e seminovos a informar se o veículo foi oriundo de leilão, locadora, ou é recuperado ou salvado de seguradoras. A proposta prevê sanções conforme o Código de Defesa do Consumidor, com multas revertidas para o Fundo Estadual de Defesa dos Direitos do Consumidor (FEDDC).
Ambos os projetos serão analisados pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e, se aprovados, seguirão para votação nas comissões de mérito e em plenário.
Veja Também
Comércio cresce 0,5% em fevereiro e atinge maior patamar da história
UFGD abre 491 vagas para transferência e nova graduação em 34 cursos
Vacina contra gripe é segura e não causa a doença; saiba mais verdades
Produtos artesanais do Pantanal são destaque em nova associação de Corumbá
