Dengue: Dicas de como evitar a proliferação do mosquito em casa
O Brasil registrou mais de meio milhão de novos casos em dois meses
Com o aumento do números de casos de dengue no estado, algumas medidas simples podem evitar que esses números continuem crescendo.
Em dois meses o Brasil registrou mais de meio milhão de casos de dengue, três vezes mais que em 2023. Aqui em Mato Grosso do Sul, em seis dias, os casos duplicaram , causando preocupação as autoridades que tentam controlar a quinta onda epidemiológica da doença no país.
A principal forma de se prevenir contra a dengue e reduzir a infestação do mosquito Aedes Aegypt, que além de transmitir a dengue, é o causador da Zika e Chikungunya.
Para eliminar o criadouro do mosquito é fácil, adotando medidas simples do cotidiano. Evitar agua parada em pneus, latas e garrafas vazias é uma das dicas mais importantes, para eliminar a proliferação do mosquito. Outro ponto, é a limpeza da caixa d'agua, e mantê-la sempre limpa e fechada, para que ali não seja também um dos focos de reprodução do mosquito, além de esvaziar lugares que possam acumular agua.
A manutenção dos terrenos também é uma das dicas para quem quer ficar livre de focos do mosquito, mantendo o quintal livre de entulho, onde o mosquito possa deixar seus ovos, para que não haja a procriação do transmissor da doença.
Os cuidados individuais se estendem ao uso continuo de repelentes e de inseticida, além da importância de telas e mosquiteiros que impeçam a presença do mosquito dentro de casa.
Além dessas dicas do cotidiano, o Ministério da Saúde ressalta a importância da vacinação contra a dengue, que já está disponível em 16 estados e em mais 500 municípios.
Veja Também
Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads
Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária
Bebê sobrevive à cirurgia complexa que retirou tumor do coração na Capital
Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116