Delegado da Policia Civil, passa dicas para não cair em golpes do PIX
O intuito do vídeo, é auxiliar as pessoas a não cair em golpes na hora de pagar a conta de luz
| Gabriel Telê Santana


O Delegado da DEPAC (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), Rodrigo Camapaum, realizou um vídeo postado nas redes sociais da Polícia Civil de MS, com intuito de ajudar as pessoas a não cair em golpes de pix, especificadamente na hora de pagar a conta de luz da Energisa.
No vídeo ele fala que os criminosos substituem o QR CODE original de um estabelecimento por outro, que redireciona o usuário para um link malicioso capaz de roubar dados pessoais registrado no celular. Com essas informações, os golpistas conseguem acessar bancos, redes sociais e aplicar vários tipos de golpes com a conta do usuário.

Dicas
Importante que ao realizar o pagamento confirme o nome do usuário destinado para receber o pix, confirmar se é a concessionária Energisa de Mato Grosso do Sul, que segundo o Delegado, criminosos geram links de QR CODE com nome de usuários parecidos como, "Segisa" e "Egisa", com isso é necessária muita atenção.
De acordo com Rodrigo, a conta da energia vem com o histórico de consumo, para ter mais uma certeza de que está pagando a conta corretamente. A energisa trabalha com duas formas de cobrar a conta, entregando a conta em sua residência e pelo site oficial da energisa www.energisa.com.br. Segundo ele, nunca digite na barra de busca "como pagar 2 via de conta de luz", pois vai redirecionar para site terceiros.
Para ter mais uma confirmação que está no site correto, observar que à esquerda do link da energisa, terá um cadeado, de certificação. O delegado fala, para nunca acreditar em benefícios, que prometem descontos para o pagamento da conta.
Veja Também
Três Lagoas promove conferência e capacitações em alusão ao Abril Verde
Canais digitais facilitam dia a dia, mas é preciso estar atento à segurança
Fotógrafa que sofreu acidente com fios soltos recebe apoio na Câmara
#DDfaz14Anos: Escritor descobriu a felicidade pela literatura: 'uma predestinação'