Defesa Civil emite alerta
Neste domingo (17), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil emitiu alerta para incidência de eventuais chuvas isoladas, mas intensas em bairros de Campo Grade. Conforme o alerta, as pessoas devem evitar áreas alagáveis e devem buscar abrigo longe de árvores, que podem sofrer quedas.
O alerta é enviado por mensagem de texto a celulares cadastrados, e variam conforme o CEP informado no momento do registro. O serviço é gratuito e para se cadastrar, basta enviar mensagem de texto (SMS) com o CEP desejado para o número 40199. Uma mensagem de confirmação é enviada na sequência.
De acordo com a Defesa Civil Municipal, entre os locais com maior incidência de alagamentos em Campo Grande estão locais como a Via Parque e a Avenida Ricardo Brandão. Confira a lista completa:
Avenida Mato Grosso com a Rua Bahia
Avenida Mato Grosso com rua Rio Grande do Sul
Ponte da Eça de Queiroz com a Avenida Ernesto Geisel
Avenida Euler de Azevedo com a Avenida Ernesto Geisel
Avenida Ernesto Geisel com a Avenida Rachid Neder
Avenida Fernando Correa da Costa com a Rua Bahia
Avenida Fernando Correa da Costa com a Rua Rio Grande do Sul
Avenida Ricardo Brandão com a Rua Joaquim Murtinho
Avenida Guaicurus, altura do Córrego Balsamo
Avenida Senador Felinto Muller, no Lago do Amor
Avenida Nelly Martins (Via Park)
Outras recomendações
A Defesa Civil Municipal também fornece orientações a casos em que as chuvas causam impactos extremos, como alagamentos que deixaram carros e moradores ilhados nas últimas tempestades na Capital. Confira as principais:
Contato com a água
Durante uma tempestade, evite o contato direto com a água da enchente, pois ela pode provocar doenças. A recomendação é utilizar calçados, calça comprida e blusa para proteger o corpo, e não deixar crianças brincarem na água, pois podem ser levadas pela correnteza ou contrair doenças como hepatite ou leptospirose.
No trânsito
Caso esteja no trânsito durante um alagamento, a recomendação é que o motorista diminua a velocidade e mantenha distância do veículo da frente. “Procure parar o carro em locais altos e livres da enchente. Certifique-se de qual o melhor itinerário a seguir, a fim de escapar das áreas alagadas”, informa Otávio Boldori, agente de Proteção e Defesa Civil.
Além disso, motoristas não devem atravessar áreas cobertas pela água. Caso não seja possível, é preciso dirigir devagar e manter o carro acelerado. “Se o nível de água estiver subindo, vá com sua família para um lugar seguro”. Caso precise de socorro, peça ajuda à Defesa Civil (número 199) ou Corpo de Bombeiros (número 193).
Veja Também
Comarca de Bonito abre inscrições para estágio remunerado em Direito
Tatuador atacado com soda pela ex-mulher pede ajuda da população
Faculdade Senac oferece desconto para aprovados no vestibular 2025
Tribunal de Justiça de MS cumpre mais de 238 mil mandados na Capital