Defesa Civil emite alerta

Neste domingo (17), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil emitiu alerta para incidência de eventuais chuvas isoladas, mas intensas em bairros de Campo Grade. Conforme o alerta, as pessoas devem evitar áreas alagáveis e devem buscar abrigo longe de árvores, que podem sofrer quedas.
O alerta é enviado por mensagem de texto a celulares cadastrados, e variam conforme o CEP informado no momento do registro. O serviço é gratuito e para se cadastrar, basta enviar mensagem de texto (SMS) com o CEP desejado para o número 40199. Uma mensagem de confirmação é enviada na sequência.
De acordo com a Defesa Civil Municipal, entre os locais com maior incidência de alagamentos em Campo Grande estão locais como a Via Parque e a Avenida Ricardo Brandão. Confira a lista completa:
Avenida Mato Grosso com a Rua Bahia
Avenida Mato Grosso com rua Rio Grande do Sul
Ponte da Eça de Queiroz com a Avenida Ernesto Geisel
Avenida Euler de Azevedo com a Avenida Ernesto Geisel
Avenida Ernesto Geisel com a Avenida Rachid Neder
Avenida Fernando Correa da Costa com a Rua Bahia
Avenida Fernando Correa da Costa com a Rua Rio Grande do Sul
Avenida Ricardo Brandão com a Rua Joaquim Murtinho
Avenida Guaicurus, altura do Córrego Balsamo
Avenida Senador Felinto Muller, no Lago do Amor
Avenida Nelly Martins (Via Park)
Outras recomendações
A Defesa Civil Municipal também fornece orientações a casos em que as chuvas causam impactos extremos, como alagamentos que deixaram carros e moradores ilhados nas últimas tempestades na Capital. Confira as principais:
Contato com a água
Durante uma tempestade, evite o contato direto com a água da enchente, pois ela pode provocar doenças. A recomendação é utilizar calçados, calça comprida e blusa para proteger o corpo, e não deixar crianças brincarem na água, pois podem ser levadas pela correnteza ou contrair doenças como hepatite ou leptospirose.
No trânsito
Caso esteja no trânsito durante um alagamento, a recomendação é que o motorista diminua a velocidade e mantenha distância do veículo da frente. “Procure parar o carro em locais altos e livres da enchente. Certifique-se de qual o melhor itinerário a seguir, a fim de escapar das áreas alagadas”, informa Otávio Boldori, agente de Proteção e Defesa Civil.
Além disso, motoristas não devem atravessar áreas cobertas pela água. Caso não seja possível, é preciso dirigir devagar e manter o carro acelerado. “Se o nível de água estiver subindo, vá com sua família para um lugar seguro”. Caso precise de socorro, peça ajuda à Defesa Civil (número 199) ou Corpo de Bombeiros (número 193).
Veja Também
Projeto Juliana Marins disciplina translado de brasileiros mortos no exterior
Servidores do Procon serão orientados sobre funcionamento do Juizado Especial
Aposentados têm até dia 21 para aderir ao plano de devolução
MPMS apura desmatamentos ilegais em áreas da Mata Atlântica em Amambai
