De 07 a 30 de novembro 100 senhas serão distribuídas diariamente para exame de próstata no Hospital de Câncer
Exames são gratuitos para homens de 45 a 75 anos


Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), um homem morre a cada 38 minuto em decorrência do câncer de próstata no Brasil. Nesta segunda-feira (06), o Hospital de Câncer de Campo Grande Alfredo Abrão realizou uma cerimônia de abertura dos trabalhos referente ao Novembro Azul.
De acordo com a estimativa 2023-2025 do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o mais incidente nos homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). A previsão é de 71.730 novos casos desse tipo no País, e em Mato Grosso do Sul estão previstos 1.230 casos novos por ano desta neoplasia. Quando diagnosticado e tratado no início, a chance de cura é de 90%.
Segundo Marcelo Luiz Brandão, médico urologista, explica que o câncer de próstata é uma doença maligna , tumor que aparece com o envelhecimento do homem. "Detectado no começo a chance de cura é maior, importante os exames de preventivos. 90% do casos podem ser prevenidos com os exames em dia ", ressalta o médico.

Médico explica ainda que se homem tiver alguém do lado paterno com câncer de próstata a chance é ainda maior de desenvolver a doença. A partir dos 45 anos quem tem histórico da doença na família já deve procurar o médico. A cima de 50 anos para aquele homem que não tem histórico familiar presente.
Basicamente são dois tipos de exames para descobrir a doença: o toque retal e o exame de sangue PSA.
Os interessados poderão vir ao Hospital de Câncer de Campo Grande Alfredo Abrão, na Rua Marechal Rondon 1053, a partir do dia 7 de novembro com os seguintes preparos: Jejum de 4 horas, sem relação sexual por 72h (3 dias); sem atividade de montaria (andar de bicicleta, moto, cavalo, etc).
Os atendimentos serão realizados por ordem de chegada, mediante a distribuição de senhas partir das 5h no HCAA, localizado na Rua Marechal Rondon nº1053.
Sintomas:
Em estágio inicial o câncer de próstata geralmente não causa sintomas, por isso é importante consultar-se com um médico e realizar os exames periodicamente. Mas deve-se ficar atento a alguns sintomas como:
•Dor ou ardor durante a micção;
•Dificuldade em iniciar e manter um fluxo constante de urina; fluxo urinário fraco/interrompido; micção excessiva durante a noite, micção frequente ou incontinência;
•Disfunção erétil, impotência;
•Sangue na urina ou no esperma;
•Perda do controle da bexiga ou intestino devido a pressão do tumor sobre a medula espinhal.
•Se a doença se disseminou, o homem pode apresentar sintomas como dor nas costas, quadris, coxas, ombros ou outros ossos. *É importante ressaltar que outras doenças e também benignas da próstata, como hiperplasia prostática, podem apresentar os mesmos sintomas. Por isso é importante procurar um médico especialista para fazer o diagnóstico correto. Quanto mais cedo procurar o médico e fazer tratamento, maior é a chance de cura.
Exames
Os exames mais utilizados atualmente são:
•PSA- É um exame de sangue comum que avalia o hormônio PSA (Antígeno prostático específico) é uma substância produzida pelas células da glândula prostática. A maioria dos homens saudáveis têm níveis menores de 4 ng/ml de sangue. A chance de um homem desenvolver câncer de próstata aumenta proporcionalmente com o aumento do nível do PSA.
•Toque retal –Com este exame o médico pode avaliar o tamanho da próstata através do toque retal, que pode ficar maior e mais dura quando ocorre alguma inflamação. Este exame é muito rápido e causa apenas um leve desconforto.
•Ultrassonografia - A ultrassonografia ou ecografia da próstata é feita para avaliar o tamanho desta glândula e identificar alterações na sua estrutura.
Tratamento
Caso a doença seja comprovada, o médico pode indicar radioterapia, cirurgia ou até tratamento hormonal. A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.
De 07 a 30 de novembro 100 senhas serão distribuídas diariamente para exame de próstata no Hospital de Câncer
Veja Também
Prefeitura entrega novo ônibus para substituir veículo destruído em incêndio
Noite das Massas arrecada dinheiro para asilo fundado em 1923
MS poderá ter data em homenagem aos apaixonados por veículos antigos
Comarca de Jardim destina R$ 226 mil a projetos sociais e de segurança