Diário Digital
 
Geral

#DDfaz14Anos: Livros aclamados de Raquel Naveira estão no sorteio do DD

Obras da respeitada escritora estarão nas sacolas de tesouros literários sorteados ao leitores do Diário Digital

|
Redação
AddThis Website Tools
Obras aclamadas de Raquel Naveira estão na promoção do DD (Foto: Luiz Alberto)

Escritora, comunicadora, conferencista, militante cultural e professora, mãe e avó. Raquel Naveira é uma das imortais de Mato Grosso do Sul, espaço conquistado graças a diversidade e riqueza de sua obra literária.

Dois de seus livros mais aclamados 'Manacá' e 'Poemas Portugueses' fazem parte da promoção de aniversário do Diário Digital em parceria com a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, a ASL, que sorteará sacolas cheias de títulos regionais aos leitores. Saiba como participar da promoção mais abaixo nesta matéria.

Manacá é um livro de crônicas poéticas. O título da obra remete à planta tropical e também a um quadro da pintora Tarsila do Amaral. Assim explica Raquel na crônica que abre o livro, “Manacá”.

“Moro numa pequena casa, atrás de um pé de manacá. Essa flor dos barrancos é um pouco louca, pois muda de cor. Nasce branca, depois vai passando para o rosa, o lilás até chegar ao roxo macerado. Extravasa um aroma delicado, de mel sugado por pássaros”, diz trecho do livro.

"Atravessando a Serra do Mar, em direção à sua fazenda de café em Santos, a pintora Tarsila do Amaral (1886-1973), deve ter visto muitos arbustos de manacá  eclodindo suas copas como capelas pelas encostas. Representou a árvore num quadro intitulado “Manacá”, de 1927. São formas estranhas, livres, impossíveis de encontrar na natureza. Um tufo de pétalas desiguais, roxas e róseas; montanhas cor de lavanda ao fundo; uma base compacta de cactos verdes e rombudos. Há uma fina sensualidade nessas tonalidades místicas. E a mais pura brasilidade.”

São 31 crônicas desse volume segmentado em vegetais, criaturas, reminiscências, mistérios, retratos, desenlaces, cenários, sensações, experiências individuais e coletivas, a captura de ambientes, objetos, seres e natureza. Trata-se de um livro que vai fundo em questões que dizem respeito ao ser e ao tempo, ao universo e seus contrastes, à existência e seus dilemas, ao valor da arte num tempo de valores escalonados, déficit civilizacional e aviltamento de princípios.

(Foto: Luiz Alberto)

Poemas portugueses - 'Poemas portugueses' é outro livro muito aclamado de Raquel Naveira. O material foi recolhido de outros livros da autora e organizado numa só coletânea, como “reordenação da memória lusa, da memória do meu país e da minha própria”

Na obra, ela inclui personagens históricos, lugares, pessoas da família, todos e  cada um é reverenciado em sua condição de origem, de gênese, em sua ancestralidade.  Raquel é neta de portugueses.

Conforme críticas literárias publicadas a respeito da obra, a coletânia de poemas consegue carrefar história e a poética com leveza, cuidado, doçura e grandeza que só um escritor com larga experiência consegue fazer. Par aos leitores, Raquel Naveira é apontada como uma escritora que maneja e intertextualidade com maestria única.

Os poemas têm linguagem simples e sem rebuscamentos. Não existe critério de ordem cronológica na distribuição deles. O poema, Dom Pedro em Queluz, é citado em muitas críticas para representar a obra.

"Este foi o quarto
Onde aconteceu o parto:
O dossel,
As colunas toscanas,
Das cortinas
Pode-se ver o pátio,
A estátua de Netuno
Com seu tridente
Erguido para o céu.
A mata que rodeia o palácio
Parece a mata do Brasil,
Há muito verde
E flores amarelas,
A praça dos touros
E uma cruz de malta."

Raquel Naveira - Nascida em Campo Grande, Raquel Naveira tem ampla obra em poesia, ensaios e romances, sendo muito premiada. São mais de 30 títulos publicados, alguns com reconhecimento nacional, entre os quais Abadia, poemas (Editora Imago,1996), e Casa de tecla, poemas (Editora Escrituras, 1999), indicados ao Prêmio Jabuti de Poesia, pela Câmara Brasileira do Livro.

É formada em Direito pela UCDB onde lecionou, Doutora em Língua e Literatura Francesas pela Universidade de Nancy, França e Mestre em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP. É considerada uma escritora completa, romancista vigorosa e grande poeta, sendo frequentemente enaltecida pela sua contribuição à literatura regional.

Raquel Naveira ocupa a cadeira de número 8 na Academia Sul-mato-grossense de Letras e participa da promoção do Diário Digital com os títulos 'Manacá' e 'Poemas Portugueses'.

(Foto: Divulgação)

Como participar da promoção dos 14 anos do DD? - Para participar da promoção de aniversário do Diário Digital, basta acessar uma das redes sociais Jornal Diário Digital, no Facebook, ou @diariodigital, no Instagram e seguir o passo a passo, simples e rápido. É preciso curtir a página, curtir o post da promoção e marcar dois amigos em modo público. Pronto. Em questão de segundos, você estará concorrendo aos sorteios.

Serão sorteadas 10 sacolas (cinco no Facebook e cinco no Instagram) com quatro livros regionais em cada uma delas. O sorteio será realizado no dia 24 de Abril. O resultado será publicado nas próprias redes sociais e também no site Diário Digital, no mesmo dia.

Vale mencionar que somente será entregue uma sacola por leitor sorteado. Embora, o internauta possa participar das duas redes sociais, ele não retira dois prêmios. Se for contemplado em ambas redes, valerá o primeiro sorteio, sendo descartado o segundo.

Diário Digital festeja 14 anos e vai sortear livros de escritores regionais aos internautas (Foto: Valdelice Bonifácio)


 

Veja Também

Pessoas com deficiência relatam falta de acesso ao show de Lady Gaga

MP obtém condenação de acusados por crime passional em Três Lagoas

Programa que oferta bolsas de estudo a negros tem inscrição prorrogada

Deputada quer criar Observatório da Violência Política Digital contra Mulheres