DDFaz14Anos: Livro de crônicas valoriza o cotidiano e o cuidado de si
'Resistências íntimas e outros itinerários', de Lucilene Machado, estará nas sacolas de livros que serão sorteadas aos leitores


"Ando cansada de tecer e destecer a mesma história. Não sei se choro minha velha juventude ou a minha nova velhice: viver é uma ficção-real que não tem nome." A frase capaz de causar longo tempo de reflexão é do livro 'Resistências íntimas e outros itinerários', da escritora Lucilene Machado.
A obra faz parte da promoção de aniversário de 14 anos do Diário Digital. Uma ação inédita em parceria com a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, ASL, vai sortear sacolas de livros de escritores regionais, todos imortais da Casa de Letras aos leitores do site de notícias. Saiba como participar mais abaixo nesta matéria.
O livro de crônicas valoriza o cotidiano e o cuidado de si. É uma obra que fala sobre resistência, não necessariamente de militância política, mas de resistir às forças que querem emburrecer. "São interrogações, a maioria sem respostas, da própria condição humana, fria e monótona, e a condição da mulher nesse mundo cada vez mais niilista e tecnicista”, relata a autora.

O livro está organizado em duas partes com 33 textos. Na primeira, “Resistências íntimas” são retratados o interior humano, o medo, a falta de coesão na sociedade, a perda da consciência de uma vida em comunidade e a falta de comunhão em torno de assuntos relacionados às mulheres. Já a segunda, “Outros itinerários”, relata sobre o externo humano e o coletivo.
Autora de quase uma dezena de livros, Lucilene Machado se inspira nas experiências existenciais das mulheres, no tecido social e no tecido íntimo. “Sempre dialogando com outras literaturas, canônicas ou não, que eu li em determinado momento, também com as minhas memórias; na verdade a gente não escolhe o que vai escrever, você é escolhido. São imagens e ideias que se metem na sua cabeça e te obrigam a escrevê-las. Aí você vai encontrando maneiras para colocá-las para fora, o que inclui construção de frases, escolhas de palavras, imagens, metaforização, aí são os recursos linguísticos”, complementa.
As demais obras publicadas pela autora são: 'Os homens não amam as mulheres' (Editora Giostri, 2017), 'Desertos e outras infinitudes' (Life Editora, 2014), 'Biografia de Amores' (Life Editora, 2012), 'Claricianas' (Editora Firmamentos, 2007, Portugal), 'Claricianas' (Editora 7 Letras, 2006), 'A terceira mulher' (Editora Corifeu, 2005), 'Fio de Saliva' (Editora Unemat, 2002) e os livros infantis 'O gato pernóstico' (Editora Líteris, 1999) e 'O céu dos cachorros' (Editora Meraki Publisher, 2018).
Lucilene Machado - Paranaense de Terra Rica, Lucilene Machado Garci Arf é uma imortal premiada. A professora universitária tem seis títulos publicados. Foi premiada – pelo “II Prêmio Guavira de Literatura de Mato Grosso do Sul” (FCMS -2013) – com o seu livro “Biografia de Amores”, na categoria “Crônica”.
Doutora em Literatura pela Unesp e mestre em Literatura pela UFMS (seu objeto de estudo foram as amizades literárias de Clarice Lispector), ministra aulas de Literatura e também de Língua Espanhola. Ocupante da cadeira de número 36 na ASL, a autora se define como sendo simples, espontânea e alguém que "mais por intuição que por inteligência."
A imortal participa da promoção do Diário Digital com os títulos 'Claricianas' que, como sugere o nome, homenageia Clarice Lispector, 'Desertos e outras infinitudes' e 'Resistências íntimas e outros itinerários'.
Como participar da promoção dos 14 anos do DD? - Para participar da promoção de aniversário do Diário Digital, basta acessar uma das redes sociais Jornal Diário Digital, no Facebook, ou @diariodigital, no Instagram e seguir o passo a passo, simples e rápido. É preciso curtir a página, curtir o post da promoção e marcar dois amigos em modo público. Pronto. Em questão de segundos, você estará concorrendo aos sorteios.
Todos os livros são de autores regionais, imortais da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, ASL, grande parceira na ação de aniversário do DD. No total, 13 escritores participaram com obras de sua autoria.
Serão sorteadas 10 sacolas (cinco no Facebook e cinco no Instagram) com quatro livros regionais em cada uma delas. O sorteio será realizado no dia 24 de Abril. O resultado será publicado nas próprias redes sociais e também no site Diário Digital, no mesmo dia.
Vale mencionar que somente será entregue uma sacola por leitor sorteado. Embora, o internauta possa participar das duas redes sociais, ele não retira dois prêmios. Se for contemplado em ambas redes, valerá o primeiro sorteio, sendo descartado o segundo.
Veja Também
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 8
Mega-Sena pode pagar R$ 8 milhões nesta terça-feira
Corumbá suspende aulas nas escolas da Rede Pública devido à SRAG
Exposição recria o escritório de Manoel de Barros no Espaço Energisa