#DDfaz14 Anos: Livro de Sérgio Cruz revela bastidores da fundação de MS
Obra histórica faz parte dos kits de livros que serão sorteados aos leitores do Diário Digital no dia 24 de Abril


Um dos livros disponíveis na promoção de aniversário dos 14 anos do Diário Digital , em parceria com a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, a ASL, revela bastidores da fundação do Estado de Mato Grosso do Sul. A obra “História da Fundação de Mato Grosso do Sul” é de autoria de Sergio Manoel da Cruz, um dos imortais da ASL.
Baseado em uma vasta gama de fontes, ideias e materiais da época, o livro fornece informações históricas e leva os leitores à compreensão do passado. Sergio Cruz, que na época ficou famoso em discursar em praças num pequeno palanque improvisado e pelo uso do jargão “fé em Deus e pau na mula”, apresenta os acontecimentos a partir da ordem cronológica.
"Esse livro faz parte de um acervo segmentando sobre uma história que começou em 1870, com a primeira ideia de mudança da capital de Cuiabá pra Corumbá. Não foi simples a divisão do Estado, tivemos fortes reações contra, mas vencemos a luta. Ainda teremos outras obras deste acervo”, disse o jornalista na época do lançamento do livro em Abril de 2024, em solenidade concorrida na Assembleia Legislativa.

A obra compõe os kits de livros que serão sorteados aos leitores do Diário Digital na promoção de aniversário deste ano. Os internautas concorrerão a 10 sacolas com livros de autores regionais, todos imortais da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, ASL. Quem deseja participar do sorteio precisa acessar as redes sociais Jornal Diário Digital, no Facebook, ou Diario Digital, no Instagram, e se habilitar para concorrer.
Sergio Manoel da Cruz é imortal desde Maio de 2024 quanto tomou posse da cadeira de número 22. O livro que conta a história da fundação do Estado tem 310 páginas e está divido nos seguintes capítulos: A mudança da Capital, República Transatlântica, Os gaúchos estão chegando, A fumaça e o fogo, Fogo na fronteira, Estado de Brasilândia, Ponta Porã, Sim e o não, Marca da tesoura, Estado do Pantanal, Divisão de fato, De fato e de direito, Delenda Pedrossian e Um estranho no ninho. Além disso, possui as galerias dos deputados constituintes e dos atuais parlamentares.
No posfácio, o deputado Gerson Claro, presidente da Assembleia Legislativa, define a obra como “um compêndio fiel sobre o nascimento, criação e evolução do nosso Estado, sustentado por uma rica bibliografia e fotos documentados minuciosamente”. O resultado dessa história abrangente, informativa e rica foi publicado pela Editora Via Morena Comunicação. Mais informações sobre a obra podem ser obtidas diretamente com o autor: sergiocruz@viamorena.com
Como participar da promoção dos 14 anos do DD? - Para participar da promoção de aniversário do Diário Digital, basta acessar uma das redes sociais Jornal Diário Digital, no Facebook, ou @diariodigital, no Instagram e seguir o passo a passo, simples e rápido. É preciso curtir a página, curtir o post da promoção e marcar dois amigos em modo público. Pronto. Em questão de segundos, você estará concorrendo aos sorteios.
Serão sorteadas 10 sacolas (cinco no Facebook e cinco no Instagram) com quatro livros regionais em cada uma delas. O sorteio será realizado no dia 24 de Abril. O resultado será publicado nas próprias redes sociais e também no site Diário Digital, no mesmo dia.
Vale mencionar que somente será entregue uma sacola por leitor sorteado. Embora, o internauta possa participar das duas redes sociais, ele não retira dois prêmios. Se for contemplado em ambas redes, valerá o primeiro sorteio, sendo descartado o segundo.
Veja Também
Prefeita de Campo Grande fortalece parceria com TVMS para o Centro
MPMS cobra providências a respeito de espera para exames na Capital
Matrículas abertas para turma da pós-graduação em Direito do Agronegócio
Projeto perfura dez poços freáticos em comunidades indígenas de Dourados