Geral

Cresce o número de conflitos armados em todo o mundo

Pesquisa revelou que em 2023, os números superaram 1946

|
Redação
Conflito (Imagem: Divulgação)

Um estudo realizado indica que o mundo registrou em 2023 o maior número de conflitos armados desde 1946. Só no ano passado, foram notificados 59 conflitos em todo mundo, sendo 28 deles na África, seguindo a pesquisa realizada pelo Instituto de Investigação de Paz de Oslo.

Apesar do grande número de conflitos, a quantidade de países envolvidos diminuiu, passando de 39 em 2022 para 34 em 2023.  O número de mortos também caiu pela metade, sendo cerca de 122 mil mortes, de acordo com os dados coletados pela Universidade Sueca de Uppsala, juntamente com as organizações internacionais e não governamentais.

Apesar do número de mortes em combate ter diminuído, o valor dos agregados nos últimos três anos é o mais elevados das últimas três décadas. Depois da África, as regiões do mundo mais afetadas pelos conflitos são: Ásia, o Oriente Médio, a Europa e as Américas.

O estudo justifica o aumento do número de conflitos em parte da expansão do grupo jihadista Estado Islâmico, África e no Oriente Médio, com como ao envolvimento de um número crescente de atores não estatais, como jihadistas e milícias armadas. 

Veja Também

Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads

Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária

Bebê sobrevive à cirurgia complexa que retirou tumor do coração na Capital

Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116