Diário Digital
 
Geral

Cresce número de famílias endividadas na Capital

O cartão de crédito continua como principal fonte de endividamento dos campo-grandense, seguido pelo financiamento de casa , crédito pessoal e financiamento de carro

|
Redação
AddThis Website Tools
O cartão de crédito continua como principal fonte de endividamento dos campo-grandenses (Foto Luciano Muta)

O índice de famílias endividadas em Campo Grande teve um leve aumento no mês de outubro deste ano, registrando o percentual de 60,3% de endividados na Capital, contra 58% no mês de setembro. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O endividamento refere-se ao comprometimento mensal com dívidas como: cheques pré-datados, cartões de crédito, carnês de lojas, empréstimo pessoal, prestações de carro e seguros.

Segundo a pesquisa, os muito endividados somam 16,2% e os pouco endividados, 26,1%. O cartão de crédito continua como principal fonte de endividamento dos campo-grandenses (65%), seguido pelo financiamento de casa (8,7%), crédito pessoal (7%) e financiamento de carro (6,6%).

Em relação aos indicadores de inadimplência, 26,9% das famílias têm dívidas em atraso, com maior prevalência, de 30,9%, entre aqueles que têm menor poder aquisitivo (até 10 salários mínimos), enquanto os que possuem rendimento superior 9,3% referem estar nessa situação.

“A gestão das dívidas e a redução da inadimplência continuam sendo desafios importantes a serem enfrentados pelo consumidor. É importante ter esse controle das despesas futuras, já calculando essas parcelas que irão vencer e incluir nas finanças, para saber se há como quitar essas dívidas”, observa a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF-MS), Regiane Dedé de Oliveira.

Confira a pesquisa na íntegra, em anexo:

Dívidas 

Peic outubro_2023

Veja Também

Casa de shows é condenada por poluição sonora na Capital

MPMS intensifica proteção às mulheres com atualização do formulário

Decisão da UFMS sobre professor condenado gera ondas de protesto

“Trabalhamos com um olhar apurado no presente, já planejando o futuro”, diz prefeita sobre investimentos na Capital

AddThis Website Tools