Geral

'Cozinha Experimental' realiza cursos em Campo Grande e Dourados

|
Redação

O programa de prevenção “Cozinha Experimental” realiza, nesta terça-feira, o curso “Grãos e Leguminosas” em Dourados e “Alimentação Saudável para o Dia—a-dia”, em Campo Grande. O programa possui o objetivo de despertar o interesse por uma alimentação saudável, gerando assim, maior qualidade de vida. Criado em 2012, o programa é realizado na capital, e, desde o ano passado, estendeu-se a Dourados.

Na Capital, o curso acontece na terça-feira, às 18h30, na Rua Abrão Júlio Rahe, 97. Para se inscrever, o beneficiário deve ligar no (67) 3382-8584. Em Dourados, o curso acontece na quinta-feira (08), às 18h30, na Rua Mato Grosso, 1470, entrada lateral pela Rua Onofre Pereira de Matos, no Jardim Climax, o beneficiário deve ligar para (67) 3033-8350. O valor da inscrição é de R$30,00.

Lançada junto com o Centro de Prevenção em Saúde da capital, que possui o objetivo de investir em medicina preventiva, a ‘Cozinha Experimental’ já realizou mais de 150 edições e atendeu mais de 2 mil beneficiários. No início, o programa de prevenção possuía uma concepção mais formal, um pouco diferente do que tornou-se hoje. Além de apresentar alternativas diferenciadas para uma alimentação mais saudável, os encontros buscavam superar a ideia de que a culinária nutritiva não poderia estar alinhada com preços acessíveis, sabores e tradicionalidade. As aulas resultaram, inclusive, em uma coletânea de livros mostraram que, sim, a cozinha também é lugar de prevenção em saúde.

A nutricionista e coordenadora da “Cozinha Experimental”, Melissa de Andrade Ayache, explica que o sucesso do programa de prevenção é resultado da participação assídua dos beneficiários que, além de tirarem suas dúvidas referentes à alimentação e provarem os pratos, levam os conhecimentos para casa e se tornam multiplicadores dos conteúdos aprendidos.

“Após sete anos de ‘Cozinha Experimental’, percebo que conseguimos passar os ensinamentos que tínhamos em mente e que, realmente, os beneficiários reproduziram as receitas em suas casas. Mostramos para eles que é possível ter uma alimentação saudável e, ao mesmo tempo, prática, acessível e saborosa. A saúde não precisa ficar apenas nos consultórios, o participante tem a possibilidade de levar para casa”.

De acordo com a beneficiária e frequentadora assídua das aulas, Sueli Gonçalves Alves, participar da “Cozinha Experimental” foi importante não apenas para a sua saúde. Com o programa de prevenção, ela levou as práticas em alimentação saudável também para sua família. “Com a ‘Cozinha Experimental’, descobri a possibilidade de unir uma alimentação gostosa e saudável, ao mesmo tempo. Os cursos são muito interessantes, aprendi técnicas e utilização de ingredientes que eu nem imaginava. Antes, eu tinha problemas com a glicemia alterada, me recomendaram os cursos e, desde então, pude ver melhoras na saúde”.

Confira o cronograma dos cursos do programa de prevenção “Cozinha Experimental”, em Campo Grande e Dourados:

Cozinha Experimental Campo Grande:

- 10/09/19 - Curso de grãos e Leguminosas

- 24/09/19 - Cozinha vegetariana

- 15/10/19 - Quiches, Tortas e Bolos

- 29/10/19 - Cuidando do diabético: sua alimentação faz a diferença

- 12/11/19 - Cozinha low carb

- 26/11/19 - Hipersensibilidade alimentar- Cozinha sem glúten e sem lactose    

- 03/12/19 - Ceia de Natal e Ano Novo

 

Cozinha Experimental Dourados:

- 03/09/19 - Curso de grãos e Leguminosas

- 17/09/19 - Cozinha vegetariana

- 03/10/19 - Quiches, Tortas e Bolos

- 24/10/19 - Cuidando do diabético: sua alimentação faz a diferença

- 05/11/19 - Cozinha low carb

- 21/11/19 - Hipersensibilidade alimentar- Cozinha sem glúten e sem lactose     

- 05/12/19 - Ceia de Natal e Ano Novo

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande