Geral

Corumbá realiza mutirão de combate à dengue neste sábado

Trabalho será realizado das 08h ao meio-dia no Bairro Guatós

|
Redação
(Foto: Clóvis Neto/Prefeitura de Corumbá)

O bairro Guatós recebe no sábado, 30 de Dezembro, as ações do mutirão de combate à dengue realizado pela Secretaria Municipal de Saúde. O trabalho será realizado das 08h ao meio-dia. As equipes vão percorrer a área delimitada pelo quadrilátero formado pelas ruas 21 de Setembro, Agostinho Mônaco; Firmo de Matos e João B. da Motta.

Dados da Semana Epidemiológica 49 – que traz informações até 20 de dezembro –,  mostram que Corumbá registra, ao longo de 2023, total de 4.318 notificações de suspeitas da dengue, com 2.305 casos positivos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Não houve registros de óbitos. 

Os bairros com maiores notificações suspeitas são: Guatós (513), Cristo Redentor (498) e  Maria Leite (398). Com mais casos positivos registrados aparecem os mesmos três bairros: Guatós (290), Cristo Redentor (278) e Maria Leite (226).

Por sua vez, o quarto e mais recente ciclo do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) traz a cidade com índice de infestação de infestação do mosquito Aedes aegypti de 1%. Os dados – colhidos no período de 30 de outubro a 03 de novembro – revelam que o índice está dentro do nível aceitável pelo Ministério da Saúde. Os bairros com maiores indicadores são  Popular Velha (4,17%); Cristo Redentor (2,33%) e Nova Corumbá (2,22%).  

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove ações educativas e operacionais visando eliminar pequenos e grandes depósitos de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, além de conscientizar a população sobre a importância da participação de todos nas ações de combate e prevenção à doença.

Veja Também

MP autoriza renovação automática da CNH para motoristas sem infrações

Prefeitura amplia programa de monitoramento para pacientes diabéticos em Dourados

Carreta bitrem tomba na BR-163 e motorista fica gravemente ferido

Novo teste faz diagnóstico de hantavirose em 20 minutos