Corumbá é escolhida em estudo nacional
Corumbá foi escolhida para participar de um estudo nacional sobre a prevalência do COVID-19. Pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas – UFPel já começaram a realizar testes, em domicílio, de cerca de 250 moradores da cidade.
A pesquisa é coordenada pelo IBOPE Inteligência, e financiada pelo Ministério da Saúde. Seu objetivo é medir o nível de imunização da população brasileira ao coronavírus e identificar de que forma o vírus estar se propagando pelo Brasil.
O Secretário de Saúde, Rogério Leite conta “o morador será sorteado, caso aceite, irá ser submetido ao teste sanguíneo e ao questionário. Caso haja algum resultado positivo, todos os moradores da casa serão testados, e comunicarão a Vigilância Municipal que tomará as medidas cabíveis”.
O Chefe do Executivo Municipal, Marcelo Iunes complementa “essa pesquisa será muito boa para o município, pois ajudará a nortear as políticas públicas mais eficientes no combate à pandemia baseadas em critérios científicos sobre o comportamento do vírus”.
A pesquisa
A pesquisa consiste na aplicação de um breve questionário sobre a existência de doenças preexistentes e possíveis sintomas de coronavírus nos últimos 30 dias, além da realização de um teste sanguíneo rápido que utiliza metodologia por punção digital, ou seja, uma picadinha na ponta do dedo. O estudo será realizado em três etapas:
-1ª etapa: 14 e 15 de maio
-2ª etapa: 28 e 29 de maio
-3ª etapa: 11 e 12 de junho
Veja Também
SES alinha estratégias para enfrentamento das arboviroses em MS
Cursos de artesanato ampliam oportunidades para reeducandos da Capital
Seminário debate impactos de eventos severos e ações de prevenção em MS
Pesquisa revela que brasileiros preferem ganhar presentes a PIX