Corumbá conclui primeira fase de perícia de aposentados por invalidez
Processo inclui teleperícia inédita e visitas domiciliares para segurados com dificuldades de locomoção
A Prefeitura de Corumbá finalizou a primeira etapa da perícia bianual destinada aos aposentados por invalidez e pensionistas inválidos do Fundo de Previdência Social dos Servidores Municipais (FUNPREV). Nesta fase, convocados participaram de perícias documental, domiciliar e por videoconferência.
Pela primeira vez em 31 anos, o FUNPREV utilizou a teleperícia, permitindo que sete aposentados por invalidez que residem fora de Corumbá – incluindo alguns em outros países – realizassem o processo remotamente. As videoconferências foram feitas na sede do órgão e contaram com a presença de um médico perito, uma psicóloga e uma assistente social, que garantiram uma abordagem humanizada para segurados com doenças graves, dispensando-os de viagens longas.
A etapa domiciliar também foi concluída nesta quinta, com visitas da equipe psicossocial e pericial a sete servidores impossibilitados de se deslocarem por limitações físicas. A fase final, de perícia presencial, será realizada entre 4 e 11 de novembro na sede do FUNPREV, localizada na Rua Dom Aquino, 525, Centro. A lista completa dos convocados foi publicada no Diário Oficial em 4 de outubro.
O processo é obrigatório para todos os aposentados por invalidez e pensionistas inválidos do FUNPREV, conforme o Artigo 40 da Constituição Federal. Aposentados por invalidez com mais de 75 anos, no entanto, estão dispensados da perícia presencial. Aqueles que, por motivo de saúde, não puderem comparecer, poderão justificar sua ausência com laudo médico por e-mail (funprev@corumba.ms.gov.br) ou WhatsApp (67) 3232-6765.
Ao todo, o FUNPREV conta com 86 aposentados por invalidez e dois pensionistas inválidos, dos quais 59 residem em Corumbá e Ladário, e 29 em outras localidades. Após análise pericial, 23 segurados tiveram a análise documental, 55 realizarão perícia presencial, sete passaram pela teleperícia, e três pela perícia domiciliar.
Veja Também
TRE-MS mantém plantão de atendimento no período festivo
Bancos voltam a funcionar normalmente hoje
MS encerra 2024 com mais de R$ 2,4 bilhões investidos em saúde