Geral

Corregedoria define ações e local para a 3ª Semana do Registro Civil

Terceira edição do evento nacional será realizada entre os dias 12 e 16 de Maio em todo o País

|
Redação
(Foto: Divulgação)
A Corregedoria-Geral de Justiça de Mato Grosso do Sul, sob a liderança do desembargador Ruy Celso Barbosa Florence, já está se movimentando para alinhar as atividades que marcarão a terceira edição da Semana Nacional do Registro Civil, que será realizada entre os dias 12 e 16 de Maio em todo o País. Na terça-feira, dia 8 de abril, uma reunião com representantes de diversas instituições parceiras marcou o início das tratativas para a operacionalização da ação.
 
Nesta sexta-feira, dia 11 de Abril, foi definido o local da ação na capital, que ocorrerá no Centro Universitário Unigran, com atendimentos das 8 às 17 horas. A 3ª Semana Nacional do Registro Civil está inserida no âmbito do Programa Registre-se!, uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça, instituída pelo Provimento nº 140/2023, com o objetivo de erradicar o sub-registro civil de nascimento e ampliar o acesso à documentação básica por pessoas em situação de vulnerabilidade.
 
A expectativa é que mais de 6 mil pessoas sejam beneficiadas em todo o Estado nos cinco dias de esforços concentrados. Em Campo Grande, a ação será executada pela Corregedoria juntamente da Direção do Foro da comarca, sob a supervisão da juíza Gabriela Müller Junqueira. Nas cidades do interior, os juízes diretores de foro ficarão à frente do planejamento das atividades.
 
“Neste ano, buscamos novos parceiros para ampliar os serviços oferecidos e o alcance desta ação social, que será realizada em um local adequado, a Unigran, que ofereceu sua infraestrutura para abrigar esta ação social tão importante”, disse a juíza auxiliar da Corregedoria, Jacqueline Machado.
 
Além de oferecer serviços essenciais como a emissão de registros civis e documentos de identidade, a 3ª Semana Nacional do Registro Civil contará com uma série de atendimentos de caráter social. Entre os serviços disponibilizados estarão a inscrição no CPF pela Receita Federal, orientações do Procon e atendimento jurídico da Carreta da Justiça. A ação também incluirá serviços como corte de cabelo e palestras educacionais, proporcionando uma assistência mais ampla à população.
 
Para esta edição, a Corregedoria Nacional de Justiça definiu como principais focos a população indígena, as pessoas em situação de rua e a população em cumprimento de medidas de segurança, situação manicomial, carcerária e egressos do cárcere. De acordo com a juíza Jacqueline Machado, a iniciativa busca promover a inclusão social e garantir a cidadania plena, oferecendo serviços essenciais para aqueles que, devido a diversas circunstâncias, não possuem registros ou perdem seus documentos.
 
“A ação vai ter um foco especial em grupos vulneráveis, como a população de rua e os indígenas, que frequentemente enfrentam dificuldades para obter documentos civis. Muitas vezes estas pessoas não têm documentos, ou perdem pela própria situação em que se encontram, e acabam ficando sem um registro civil. Então esse trabalho é fundamental para promover a cidadania”, acrescentou a magistrada, que recentemente visitou a Aldeia Bokajá Nandejara, em Caarapó, para conhecer a realidade do local, onde mais de 200 crianças matriculadas na escola municipal ainda não possuem registro civil.
 
Parcerias – Entre os parceiros estão a Receita Federal, que oferecerá a inscrição no CPF, a Secretaria de Saúde do Município com vacinação, o Instituto de Identificação da Sejusp com emissão de RG, e a Agepen, que implementará ações nos presídios. O Procon ainda fornecerá orientações sobre relações de consumo, enquanto a UFMS dará suporte com informações previdenciárias. Além disso, a Subsecretaria de Políticas Públicas LGBTQIA+ estará presente para auxiliar na documentação de pessoas trans.

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande