Cordelista da Kombi estaciona para lançamento de 10 novos cordéis infantis
Cordelteca Itinerante Cantinho do Cordel apresenta mundo literário no projeto Cordel na Periferia
A Literatura de Cordel, conhecida por ser uma das expressões artísticas mais populares do Nordeste do Brasil tem seu espaço também em Mato Grosso do Sul, graças à produção da paraibana Aurineide Alencar, que escolheu a cidade de Dourados (MS) para viver e fazer arte.
Em 2019, a escritora e cordelista colocou na estrada a Cordelteca Itinerante, uma charmosa Kombi vermelha que foi transformada para ser mais que um veículo: um espaço cultural móvel que leva até os leitores um rico acervo com mais de 2 mil títulos de cordéis clássicos e contemporâneos, de toda parte do Brasil.
No próximo dia 1º de junho, às 19 horas, Aurineide estacionará sua Cordelteca Itinerante na Sitioca Cantinho do Cordel, em Dourados, para o lançamento de dez cordéis de sua autoria. Eles já foram apresentados em escolas e universidades públicas, mas serão apresentados ao público geral neste evento. "Reescrevi dez fábulas clássicas, em literatura de Cordel. Serão cinco mil exemplares, 500 para cada história e parte delas será distribuída para escolas municipais e estaduais e também para a Secretaria de Cultura de Dourados", explica.
Os dez títulos trazem releituras de enredos familiares ao imaginário das crianças. São eles: A Lebre e a Raposa, O Leão e o Rato, A Formiga e a Cigarra, O Galo e a Raposa, O Rato da Cidade e o Rato do Campo, O Pastor Brincalhão, A Lebre e a Tartaruga, A Formiga e a Pomba, A Lebre e as Rães e A Pantera e a Raposa.
Durante o evento de lançamento, os visitantes poderão conhecer a Cordelteca Itinerante de pertinho, conferir seu acervo, assistir a leitura de cordéis e participar de um sarau cultural. Uma intérprete de Libras acompanhará as atrações.
Essa ação faz parte do projeto Cordel na Periferia - Cordelteca Itinerante Cantinho do Cordel, que foi incentivado pela Lei Paulo Gustavo, com o apoio da Prefeitura Municipal de Dourados.
Serviço:
Lançamento Cordéis Clássicos, do projeto Cordel na Periferia - Cordelteca Itinerante Cantinho do Cordel
quando: 1º de junho, 19h
onde: Sitioca Cantinho do Cordel - R. Helmon de Almeida - Res. Harrisom de Figueiredo II
Evento gratuito e aberto ao público.
Veja Também
Alunos da rede pública de Corumbá recebem menção honrosa na 19° OBMEP
Projeto propõe incentivo ambiental para beneficiários do Bolsa Família
Programa de Extensão de Ensino de Línguas abre vagas para bolsistas