Cordão Valu faz primeiro “Esquenta”

O Cordão Valu, o mais tradicional grupo carnavalesco de rua, de Campo Grande, que em dezembro último, completou 13 anos de fundação, já rufa os tambores para anunciar o início da temporada dos esquentas que irão antecipar as duas apresentações oficiais do Cordão, na Folia de Momo de 2020, nos dias 22 e 25 de fevereiro, respectivamente, sábado e terça-feira de Carnaval, na Esplanada Ferroviária.
Em uma parceria com o Esquenta Corumbaense, liderado pelo empresário Heraldo Padilha, conhecido por promover eventos para os corumbaenses que residem na Capital (incluindo pré-carnavais), o Cordão Valu realiza, no próximo sábado, 11, o primeiro esquenta, de uma série de seis pré-carnavais, que acontecerão sempre aos sábados, até o dia 15 de fevereiro. Todas as edições terão um novo endereço: o Ramadas Festas e Eventos, na Rua Tonico de Carvalho, 15, Bairro Amambaí, a partir das 17h30.
A parceria entre o Cordão e o Esquenta Corumbaense surgiu da amizade entre Heraldo Padilha com Silvana Valu e Jefferson Contar, estes últimos, coordenadores do grupo carnavalesco, e da afinidade dos três, com o carnaval. “Este ano, estarão unidos, o Esquenta Cordão Valu e o Esquenta Corumbaense, quer dizer, Campo Grande e Corumbá juntos e misturados, para proporcionar um grande carnaval. Muito samba e alegria”, explica Silvana.
Os pré-carnavais do Cordão Valu servem para arrecadar fundos para que a coordenação possa custear as duas apresentações do grupo, no Carnaval, já que, como é sabido, o Cordão não recebe verba oficial da prefeitura e nem do Estado.
Atrações musicais
Para esse primeiro esquenta de 2020, do Cordão Valu, foram escalados o cantor Daran Junior, especialista em samba, e o grupo Sampri, conhecido pelo vasto repertório de clássicos da MPB, e de sambas tradicionais, os de raiz.
Daran Junior, por sua vez, já participou de eventos do Cordão Valu, em anos anteriores, sempre acompanhando outros artistas. Este ano, como cantor solo, será a primeira vez que o artista se apresentará em pré-carnavais do grupo. “Estou feliz, é uma honra para mim estar entre as atrações musicais dos esquentas do Valu, deste ano”, assinala Daran. No repertório do cantor, sambas: baiano, carioca, sincopado e os tradicionais. “Sou sambista, filho de sambista (o velho Daran), com orgulho”, faz questão de frisar.
Veja Também
Prova do Encceja para privado de liberdade será em 23 e 24 de Setembro
Inscrição para Olimpíada Mirim de Matemática termina em 10 de junho
Emissão de CO₂ pela Petrobras tem redução de 40% em relação a 2015
Dourados recebe edição do Programa Perifeirarte com foco em cidadania
