Cordão Valu faz primeiro “Esquenta”

O Cordão Valu, o mais tradicional grupo carnavalesco de rua, de Campo Grande, que em dezembro último, completou 13 anos de fundação, já rufa os tambores para anunciar o início da temporada dos esquentas que irão antecipar as duas apresentações oficiais do Cordão, na Folia de Momo de 2020, nos dias 22 e 25 de fevereiro, respectivamente, sábado e terça-feira de Carnaval, na Esplanada Ferroviária.
Em uma parceria com o Esquenta Corumbaense, liderado pelo empresário Heraldo Padilha, conhecido por promover eventos para os corumbaenses que residem na Capital (incluindo pré-carnavais), o Cordão Valu realiza, no próximo sábado, 11, o primeiro esquenta, de uma série de seis pré-carnavais, que acontecerão sempre aos sábados, até o dia 15 de fevereiro. Todas as edições terão um novo endereço: o Ramadas Festas e Eventos, na Rua Tonico de Carvalho, 15, Bairro Amambaí, a partir das 17h30.
A parceria entre o Cordão e o Esquenta Corumbaense surgiu da amizade entre Heraldo Padilha com Silvana Valu e Jefferson Contar, estes últimos, coordenadores do grupo carnavalesco, e da afinidade dos três, com o carnaval. “Este ano, estarão unidos, o Esquenta Cordão Valu e o Esquenta Corumbaense, quer dizer, Campo Grande e Corumbá juntos e misturados, para proporcionar um grande carnaval. Muito samba e alegria”, explica Silvana.
Os pré-carnavais do Cordão Valu servem para arrecadar fundos para que a coordenação possa custear as duas apresentações do grupo, no Carnaval, já que, como é sabido, o Cordão não recebe verba oficial da prefeitura e nem do Estado.
Atrações musicais
Para esse primeiro esquenta de 2020, do Cordão Valu, foram escalados o cantor Daran Junior, especialista em samba, e o grupo Sampri, conhecido pelo vasto repertório de clássicos da MPB, e de sambas tradicionais, os de raiz.
Daran Junior, por sua vez, já participou de eventos do Cordão Valu, em anos anteriores, sempre acompanhando outros artistas. Este ano, como cantor solo, será a primeira vez que o artista se apresentará em pré-carnavais do grupo. “Estou feliz, é uma honra para mim estar entre as atrações musicais dos esquentas do Valu, deste ano”, assinala Daran. No repertório do cantor, sambas: baiano, carioca, sincopado e os tradicionais. “Sou sambista, filho de sambista (o velho Daran), com orgulho”, faz questão de frisar.
Veja Também
Mutirão Todos em Ação terá edição especial neste sábado na Vila Popular
Surto na Bolívia acende alerta e Três Lagoas inicia 'dose zero' do sarampo
Clube de Leitura do Sesc retorna neste sábado no Teatro Prosa
Especialistas alertam que crianças não podem ser "produto" das redes
