Diário Digital
 
Geral

Consumo consciente: como economizar na conta de energia durante o Verão ?

Profissional da Energia dá dicas de como ações do dia a dia podem impactar na conta de luz

|
Clara Borba Deps
AddThis Website Tools
(Foto: Luiz Alberto)

Durante o verão, quando as temperaturas aumentam e coincidem com as férias escolares, por isso, é desafiador manter a conta de energia em um valor baixo ou mediano. Com o calor, o uso de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos cresce, e a conta de luz se torna uma preocupação para os consumidores.

Para ajudar nesse período de maior consumo, o Diário Digital conversou com o coordenador comercial da Energisa, Jonas Ortiz, que compartilhou dicas de como pequenas ações podem impactar o valor final da fatura de energia.

(Foto: Luiz Alberto)

Jonas explica que medidas como realizar a manutenção regular de eletrodomésticos e evitar abrir e fechar a geladeira desnecessariamente fazem diferença no consumo. “São coisas simples, como colocar água gelada em uma garrafa térmica, em vez de pegar água na geladeira várias vezes, ou juntar roupas para passar de uma só vez, evitando ligar e desligar o ferro todos os dias. Uma dica pouco conhecida é retirar o carregador da tomada após o uso. Embora isso não impacte significativamente o consumo, diminui o risco de incêndios”, destaca o especialista.

O ar-condicionado, um dos aparelhos mais utilizados em dias de calor intenso, também requer atenção. “Muita gente não sabe, mas é necessário limpar o filtro do ar-condicionado, idealmente a cada 15 dias. Além disso, é importante analisar as necessidades de cada consumidor para escolher o aparelho mais adequado”, orienta Jonas.

Ele ressalta que abrir e fechar a geladeira ou portas de cômodos refrigerados provoca troca de calor, aquecendo o ambiente. Isso força os aparelhos a trabalhar mais para manter a temperatura desejada, elevando o consumo de energia.

(Foto: Luis Alberto)

Outro ponto importante é o cuidado na hora de comprar eletrodomésticos. “A maioria dos aparelhos domésticos apresenta o selo de eficiência energética do Procel, que, desde 1993, classifica os produtos com base no consumo de energia. Por isso, antes de qualquer compra, é recomendável pesquisar o consumo de energia de cada modelo”, explica Jonas.

Com hábitos simples e planejamento, é possível enfrentar o calor do verão sem sustos na conta de energia. Confira a seguir uma simulação de gastos com base no consumo de energia de eletrodomésticos usados diariamente e como isso pode impactar a tarifa:

Veja Também

Endometriose: conheça os sintomas e saiba como tratar a doença

Três Lagoas emite gratuitamente carteirinha para pessoas com autismo

Prefeitura de Três Lagoas remove bancos vandalizados na Avenida Filinto Muller

Parque Antenor Martins recebe 1ª Festa da Páscoa com pesca liberada