Geral

Consulta pública está aberta para envio de sugestões e propostas

Governo estadual lançou duas ações com o propósito de tratar a saúde mental dos jovens em MS

|
Verônica Anchieta
(Fotos: Matheus Carvalho)

Uma consulta pública foi lançada pela Secretaria de Cidadania com a intenção de receber um envio de sugestões e propostas, com proposito de tratar a saúde mental dos jovens em MS. Outro projeto a ser apresentado foi o "Semana Estadual da Juventude",  o encontro foi realizado em três pólos da Capital, com intuito de subsidiar a construção dos materiais e direcionar a abordagem do tema central na Semana da Juventude.

A iniciativa da consulta pública tem o objetivo de ouvir ativamente a voz de adolescentes e jovens e proporcionar um espaço de diálogo aberto e acolhedor, no qual o público-alvo possa expressar preocupações, compartilhar experiências e contribuir com ideias.

A Semana Estadual da Juventude tem o proposito de desenvolver e implementar estratégias abrangentes de promoção, prevenção e atendimento em saúde mental para a população com idades entre 15 e 29 anos.

Semana Estadual da Juventude - O evento "Semana Estadual da Juventude" contou com a apresentação da Orquestra Indígena e um monólogo da aluna do 7º ano, Bárbara dos Santos Vicente, de 12 anos.

Bárbara Vicente, aluna que encenou monólogo sobre bullying (Fotos: Matheus Carvalho)

A aluna Bárbara protagoniza uma cena em que é vítima de bullying, e desabafa, aos prantos.“Eu tremo, eu tenho falta de ar, eu tenho enjoo. Tudo por sua causa! Eu não aguento mais a droga da minha vida, e saber que eu tenho que conviver com gente assim todo dia. Eu cansei, eu cansei de tudo”, diz no monólogo. A estudante conta que para construir o texto juntou ideias próprias e buscou inspirações pelas redes. “Acho que, às vezes, as pessoas se veem ali, sabe? E isso pode ajudar alguém”, explica.

O projeto Semana Estadual da Juventude terá como foco central a saúde mental, culminando na Semana da Juventude (Lei nº 3.748, de 25 de setembro de 2009), e se enquadra nos pilares de atuação de “Promoção do Bem-estar e Saúde Mental”, contribuindo diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 (Saúde e Bem-estar) e 4 (Educação de Qualidade). O tema “Saúde Mental” será trabalhado em todo o Estado de Mato Grosso do Sul.

Subsecretário de Políticas Públicas para Juventude, Jessé Cruz explica que ao participar da consulta, os jovens terão a oportunidade de responder a perguntas e ainda pontuar desafios enfrentados, discutir sobre recursos e serviços disponíveis, e propor soluções para melhorar o acesso e a qualidade do apoio psicossocial.  “Teremos a capacitação para os pontos focais, a entrega de cartilhas para as juventudes, ações-referências e diversas manifestações, para que a semana seja a culminância de todo este trabalho”, completa o subsecretário.

Veja Também

Hospital da Capital busca voluntários para estudo que visa prevenir AVC

Cantora Pretah encerra a programação anual do Som do Sesc

Docente da UEMS tem livro como base em matéria do The New York Times

TRE-MS mantém plantão de atendimento no período festivo