Diário Digital
 
Geral

Construção de piscina em área protegida termina em multa

Dono de sítio foi multado em R$ 5 mil por degradação de área protegida de córrego

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Divulgação)

Durante fiscalização em um sítio no município de Fátima do Sul, mais precisamente no Distrito de Culturama, a 1,5 km da área urbana do Distrito, Policiais Militares Ambientais de Dourados localizaram a degradação de áreas protegidas de matas ciliares de um córrego sem denominação, para a construção de uma área de lazer na propriedade.

O proprietário do sítio danificou áreas de matas ciliares do córrego, ao represá-lo para construir em alvenaria uma piscina natural. Além disso, ele construiu um quiosque calçado e uma churrasqueira no local. Contando com o leito do curso d’água impactado, a PMA mediu a área com uso de GPS, que perfez 800 m² de matas ciliares degradadas, que são protegidas como de preservação permanente por lei.

As atividades foram imediatamente paralisadas. O infrator (35), residente em Dourados, foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 5.000,00. Ele também responderá por crime ambiental de degradação de área de preservação permanente (APP), cuja pena é de um a três anos de detenção. O autuado também foi notificado a apresentar um Plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada (PRADA), junto ao órgão ambiental. 

(Foto: Divulgação)

Os documentos serão encaminhados ao Ministério Público Estadual (MPE) para as providências penais e principalmente para a possível impetração de ação civil pública para a reparação dos danos. A multa administrativa aplicada será julgada pelo órgão ambiental, o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), que poderá mantê-la, majorá-la, ou reduzi-la, depois de ampla defesa do infrator

Veja Também

'Formigão do Vidro' dá destino correto a toneladas de resíduos em MS

Dourados terá ponto facultativo, mas serviços essenciais funcionam

Páscoa Fantástica no Pátio Central Shopping

Asilo São João Bosco sorteia carro zero para ampliar arrecadação

AddThis Website Tools