Diário Digital
 
Geral

Congresso das Carreiras Jurídicas do MS debate Inteligência Artificial

Evento visa discutir a adequação do setor jurídico às demandas da sociedade digital

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Divulgação)
Em resposta às demandas da sociedade por um sistema judiciário mais eficiente e conectado, será realizado, no próximo mês de Setembro, o Congresso das Carreiras Jurídicas do Mato Grosso do Sul, com o tema “Inteligência Artificial e Direito Digital”. O evento visa discutir a adequação do setor jurídico às demandas da sociedade digital, promovendo a capacitação dos profissionais do Direito em face das inovações tecnológicas que permeiam o cotidiano.
 
A abertura do congresso, que ocorrerá no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, está marcada para o dia 5 de Setembro, às 19 horas. A palestra de abertura será conduzida pelo Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Paulo Sérgio Domingues, com o tema “Direito Digital: novas tecnologias e a construção da justiça do futuro”. No dia seguinte, 6 de Setembro, a programação contará com uma série de palestras abordando temas centrais para o aperfeiçoamento do sistema de justiça, como a advocacia pública digital, o devido processo digital e a aplicação das inteligências artificiais generativas (IAGs).
 
Entre os palestrantes confirmados estão Luís Manoel Borges do Vale, Procurador do Estado de Alagoas; o juiz federal Raul Mariano Júnior; o Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça,  Marcelo Terto e Silva; e o advogado e professor da FGV, Osny Silva Filho. Cada um deles trará perspectivas sobre como a tecnologia está impactando as atividades jurídicas e como os profissionais podem se preparar para essas mudanças. Além disso, ao final de cada ciclo de palestras, serão apresentados os sistemas de inteligências artificiais e tecnologias utilizados pelas instituições participantes, oferecendo aos congressistas uma visão prática e aplicada dessas inovações.
 
O congresso é uma realização do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, sob a presidência do Des. Sérgio Fernandes Martins, por meio da Escola Judicial de Mato Grosso do Sul (Ejud-MS), e em parceria com a Justiça Federal da 3ª Região – TRF3, por meio da Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (EMAG), o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MP/MS), por meio da Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (ESMP-MS), a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul (DPGE-MS), por meio da Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP), o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, a Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (PGE), a Defensoria Pública da União (DPU), por meio da Escola Nacional da Defensoria Pública da União (ENADPU), a Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso do Sul (ANOREG-MS) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso do Sul (OAB-MS).
 
Poderão se inscrever profissionais das respectivas instituições, universitários e demais profissionais da área do Direito. Será fornecido certificado de 9 horas.  As inscrições para o congresso estão abertas até o dia 3 de Setembro, ou enquanto houver vagas, e podem ser realizadas por meio dos links:
 
Magistrados do TJMS
Servidores do TJMS
Público externo
 
A participação no evento é uma oportunidade para que os profissionais do Direito estejam preparados para os desafios da era digital e contribuam para a construção de uma justiça mais eficiente e acessível.

Veja Também

Endometriose: conheça os sintomas e saiba como tratar a doença

Três Lagoas emite gratuitamente carteirinha para pessoas com autismo

Prefeitura de Três Lagoas remove bancos vandalizados na Avenida Filinto Muller

Parque Antenor Martins recebe 1ª Festa da Páscoa com pesca liberada

AddThis Website Tools