Geral

Congresso das Carreiras Jurídicas do MS debate Inteligência Artificial

Evento visa discutir a adequação do setor jurídico às demandas da sociedade digital

|
Redação
(Foto: Divulgação)
Em resposta às demandas da sociedade por um sistema judiciário mais eficiente e conectado, será realizado, no próximo mês de Setembro, o Congresso das Carreiras Jurídicas do Mato Grosso do Sul, com o tema “Inteligência Artificial e Direito Digital”. O evento visa discutir a adequação do setor jurídico às demandas da sociedade digital, promovendo a capacitação dos profissionais do Direito em face das inovações tecnológicas que permeiam o cotidiano.
 
A abertura do congresso, que ocorrerá no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, está marcada para o dia 5 de Setembro, às 19 horas. A palestra de abertura será conduzida pelo Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Paulo Sérgio Domingues, com o tema “Direito Digital: novas tecnologias e a construção da justiça do futuro”. No dia seguinte, 6 de Setembro, a programação contará com uma série de palestras abordando temas centrais para o aperfeiçoamento do sistema de justiça, como a advocacia pública digital, o devido processo digital e a aplicação das inteligências artificiais generativas (IAGs).
 
Entre os palestrantes confirmados estão Luís Manoel Borges do Vale, Procurador do Estado de Alagoas; o juiz federal Raul Mariano Júnior; o Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça,  Marcelo Terto e Silva; e o advogado e professor da FGV, Osny Silva Filho. Cada um deles trará perspectivas sobre como a tecnologia está impactando as atividades jurídicas e como os profissionais podem se preparar para essas mudanças. Além disso, ao final de cada ciclo de palestras, serão apresentados os sistemas de inteligências artificiais e tecnologias utilizados pelas instituições participantes, oferecendo aos congressistas uma visão prática e aplicada dessas inovações.
 
O congresso é uma realização do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, sob a presidência do Des. Sérgio Fernandes Martins, por meio da Escola Judicial de Mato Grosso do Sul (Ejud-MS), e em parceria com a Justiça Federal da 3ª Região – TRF3, por meio da Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (EMAG), o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MP/MS), por meio da Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (ESMP-MS), a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul (DPGE-MS), por meio da Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP), o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, a Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (PGE), a Defensoria Pública da União (DPU), por meio da Escola Nacional da Defensoria Pública da União (ENADPU), a Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso do Sul (ANOREG-MS) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso do Sul (OAB-MS).
 
Poderão se inscrever profissionais das respectivas instituições, universitários e demais profissionais da área do Direito. Será fornecido certificado de 9 horas.  As inscrições para o congresso estão abertas até o dia 3 de Setembro, ou enquanto houver vagas, e podem ser realizadas por meio dos links:
 
Magistrados do TJMS
Servidores do TJMS
Público externo
 
A participação no evento é uma oportunidade para que os profissionais do Direito estejam preparados para os desafios da era digital e contribuam para a construção de uma justiça mais eficiente e acessível.

Veja Também

Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads

Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária

Bebê sobrevive à cirurgia complexa que retirou tumor do coração na Capital

Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116