Confira cinco atividades físicas para iniciantes
Verão que é um convite a deixar o sedentarismo e começar a se movimentar
21 de dezembro marcou oficialmente a chegada do verão no Brasil. Além das temperaturas mais quentes, a estação oferece também um período maior de sol e luminosidade por dia. Para muitos brasileiros é a oportunidade de cumprir a promessa de cuidar melhor do corpo e da mente e começar alguma atividade física.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda de 150 a 300 minutos de exercícios semanais de intensidade moderada para adultos de 18 a 64 anos. Apesar de não haver dúvidas quanto aos benefícios de uma vida mais ativa, dar o primeiro passo pode ser desafiador, como lembra o educador físico Geovani Silva, coordenador do curso de Educação Física do Centro Universitário Integrado. “A falta de motivação para iniciar uma atividade é um dos maiores empecilhos para as pessoas sedentárias. Quanto mais parado você está, fisicamente falando, mais difícil é de sair desse estado”.
Segundo Silva, mesmo depois de começar uma atividade esportiva, muitas vezes, as pessoas ainda encontram grande dificuldade de manter o interesse e o engajamento com o exercício. “Isso é desencadeado por diversos fatores como a falta de tempo devido à rotina corrida; a baixa condição física inicial, que pode gerar vergonha e desconforto; e até mesmo a dificuldade de encontrar uma modalidade que agrade e estimule o indivíduo a continuar”, explica.
Apesar do desafio de tornar a atividade física um compromisso recorrente e parte da rotina, os benefícios que ela traz são incontestáveis, especialmente para que tem um estilo de vida sedentário. “Melhora a qualidade de vida, proporcionando mais energia, disposição e bem-estar; ajuda a prevenir diversas doenças como o diabetes, problemas cardíacos e câncer; auxilia na perda de peso, no fortalecimento ósseo e na qualidade do sono”, exemplifica Silva.
Como deixar o sedentarismo e persistir nos exercícios - Ao iniciar uma rotina de exercícios, é fundamental ter em mente que o corpo precisa de tempo para se adaptar. É comum sentir dores musculares nos primeiros dias, mas é importante persistir e ser consistente.
“Ter a orientação de um profissional é indispensável para auxiliar na elaboração de um programa de treinos adequado. Além disso, consultar um médico e fazer uma avaliação é um cuidado que deve ser tomado por quem está sedentário há muito tempo”, aconselha o coordenador do Centro Universitário Integrado.
O risco de lesões musculares e articulares e da sobrecarga cardiovascular é maior em pessoas sedentárias. Por isso, a dica do coordenador é começar com exercícios de baixa intensidade e aumentar gradualmente a carga e a duração das atividades.
Cinco dicas de atividades físicas para iniciantes - O coordenador do Centro Universitário Integrado, Geovani Silva, dá algumas dicas de modalidades que podem ser excelente opções para os iniciantes. Confira:
1. Caminhada - É uma ótima opção para sair do sedentarismo. Considerada uma atividade de baixo impacto e fácil realização, pois não requer o uso de equipamentos, é adaptável de acordo com o condicionamento físico de cada pessoa.
2. Natação - Além de ser uma atividade bacana para iniciar no verão, é um exercício relaxante, de baixo impacto, que promove o fortalecimento dos músculos e articulações e melhora a saúde cardiovascular e respiratória.
3. Pilates - O pilates é um excelente exercício para o fortalecimento do core (região central do corpo, que inclui os músculos do abdômen, lombar e pélvico). Contribui também para o aumento da flexibilidade corporal e melhora o controle e a coordenação motora.
4. Ciclismo - É um exercício aeróbico que trabalha o condicionamento cardiovascular, melhorando a circulação sanguínea e a pressão arterial. Reforça a musculatura, a densidade óssea e preserva as articulações.
5. Yoga - Combina exercícios físicos, relaxamento, controle respiratório e meditação, promovendo a força corporal, a flexibilidade e o equilíbrio. Estimula a saúde mental e a consciência corporal.
Veja Também
Com votação adiada, Orçamento de 2025 terá execução provisória
Lula sanciona lei para combater turismo sexual no Brasil
Pescadores são autuados por pesca predatória no Rio Aquidauana
Queda no desemprego em 2024 é consistente, diz coordenadora do IBGE