Confira a importância dos aminoácidos para uma alimentação saudável

Os aminoácidos são importantes compostos para o corpo humano, porque são eles os responsáveis pela formação das proteínas. São basicamente 20 tipos, divididos em aminoácidos não essenciais e essenciais. Os não essenciais são aqueles produzidos pelo próprio organismo. Portanto, não precisam ser adquiridos por meio da alimentação ou suplementação. Alanina, ácido aspártico, ácido glutâmico, cisteína, glicina, glutamina, hidroxiprolina, prolina, serina e tirosina estão entre os principais dessa lista.
Já os aminoácidos essenciais são aqueles que precisam ser consumidos de forma externa,
como metionina, valina, isoleucina, leucina, fenilalanina, triptofano e lisina. Eles podem ser obtidos por meio da alimentação. Por isso é tão importante consumir alimentos que contenham essas unidades de proteína; caso contrário, o corpo não terá como obtê-las. As fontes com o maior valor de aminoácidos são carnes, ovos, leite e derivados. Algumas variedades vegetais, como soja, quinoa e chia, também possuem aminoácidos, mas precisam ser consumidas em maior quantidade.
Esses nutrientes desempenham diversas funções no nosso organismo, dependendo do aminoácido em questão. Podem ajudar a regular o sistema imunológico, na síntese proteica e fazem parte dos tecidos e células musculares. Há vários outros benefícios. A glutamina, por exemplo, além de colaborar para o aumento de massa magra, tem outras funções no organismo, como ajudar no transporte de amônia e nitrogênio na corrente sanguínea.
Os aminoácidos também possuem valor especial para quem busca aumentar a performance em treinos de academia ou similares. Muitos desses nutrientes são altamente eficazes para a recuperação muscular depois de um treino de alta intensidade, além de auxiliar no ganho de massa magra. É por esse motivo que os nutrientes também são vendidos em forma de cápsulas concentradas.
A própria glutamina em forma de suplemento é utilizada até por fisiculturistas. A falta desse nutriente pode levar a lesões, ocasionadas pela diminuição de resistência das células. Ela também é grande fonte de energia, carbono e nitrogênio. Outro queridinho dos praticantes de atividades físicas é o BCAA. Ele une, em um só produto, os aminoácidos leucina, valina e isoleucina, compondo um terço das proteínas musculares.
Eles também servem como transportadores de nitrogênio, além de estimular a produção de insulina. Dessa forma, o composto colabora para a entrada de glicose e aminoácidos nas células, diminuindo o desgaste muscular provocado pela atividade física.
Antes de utilizar esses suplementos, no entanto, você precisa consultar um nutricionista. Ele poderá dizer qual é a melhor programação para você, a dose adequada, além de ajudar a incluir esse suplemento de forma correta na sua dieta. Ter uma alimentação balanceada também é fundamental para um bom desempenho físico.
Veja Também
Deputado de MS quer facilitar acesso a arma de fogo às vítimas de violência
Proposta institui rastreamento à pessoas com deficiência e risco de fuga
Mutirão realiza exames de DNA gratuitos em quatro cidades de MS
Imasul promove campanha ‘Um Dia no Parque’ com atividades gratuitas
