Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente deste ano será realizada em novembro
Tema central da ação aborda situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia
A Prefeitura de Campo Grande realiza de 23 a 25 de novembro, a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A data foi divulgada na edição do Diogrande desta quarta-feira (21), por meio do Decreto n. 15.384, que torna pública a convocação da população a participar da agenda, que terá como tema: A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela COVID-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade.
A conferência, coordenada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), tem como objetivo promover a ampliação da participação, do controle social e do apoio institucional para a consolidação do princípio da Prioridade Absoluta preconizado pela Constituição Federal de 1988 e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
O Conselho vai indicar a Comissão Organizadora do evento, com apoio das Secretarias Municipais, que será formada por: Conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA; Conselheiros Tutelares; Representantes de Órgãos ou Unidades de Atendimento a Criança e ao Adolescente, pertencentes ao Poder Executivo; Convidados pela Comissão Organizadora, Conselhos Municipais (Assistência Social, Saúde, Educação, Pessoa com Deficiência, Alimentação Escolar, Conselhos de Direitos, Turismo, CMAS e FUNDEB); Estudiosos da área da criança e do adolescente; Membros (Juízes, Promotores e Defensores) da Infância e Juventude; Integrantes da Sociedade Civil que atuam na defesa da criança e do adolescente; e Crianças e Adolescentes.
Com 5 eixos orientadores, a X Conferência terá discussões sobre Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia; Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia da COVID 19; Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e pós-pandemia; Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico; e Garantia de Recursos para as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes durante a pós-pandemia da COVID-19.
Conferências Livres - A X Conferência será precedida de Conferências Livres com crianças e adolescentes, abordando os temas que serão discutidos durante a Conferência. Essas atividades serão realizadas entre 31 de outubro a 1° de novembro de 2022 e os resultados de discussões e produções deverão ser encaminhados para a Comissão Organizadora da Conferência Municipal (CMDCA) e estadual (CEDCA) dos Direitos das Crianças e do Adolescente, até 10 dias após a sua realização, pois servirão de subsídios para debates na Conferência Municipal e Estadual.
Os locais para a realização das Conferências Livres e para a X Conferência serão divulgados nas próximas semanas no Diogrande e no site oficial da Prefeitura.
Veja Também
Prefeitura de Bonito abre cadastro de artistas para contratações em 2025
Polícia identifica 26 das 41 vítimas do acidente em Teófilo Otoni
Acordo prevê construção do Fórum da Mulher, Infância, Adolescência e Idoso
Com votação adiada, Orçamento de 2025 terá execução provisória